sexta-feira, 23 julho 2021
Casa / Destaques / VERA MENDES | Programa Volta ao Novo é lançado no município

VERA MENDES | Programa Volta ao Novo é lançado no município

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes gestão ‘União Trabalho e Transparência’ do prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, através da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira, dia 04 de maio, um evento voltado para professores, diretores e coordenadores das escolas da rede ensino do município para a implementação do Programa “Volta ao Novo”, (Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais).

O Programa é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna (IAS), em parceria com a União dos Secretários Municipais-UNDIME, que tem objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais tanto nos professores quanto nos alunos em tempos de pandemia, como também planejar a retomada às aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e integral.

A cerimônia de lançamento que foi realizada na Chácara da Jane, localizada na comunidade Cantofle Zona Rural da cidade, contou com a presença do prefeito Dr. Carlim, que esteve acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social Domingas Edna, o vice-prefeito Valderito Daniel Martins, o Caçulinha, da secretária de Educação, Elisangela Marques, dos vereadores, José Aires, Sandro Silva, Mikael Marques, Mauro Rocha, Chiquinho de Adão, Hermógenes Oliveira, a Articuladora do Programa no município Djacilene Xavier, e o público alvo, professores, diretores, coordenadores e toda equipe pedagógica, e demais pessoas.

Na abertura, a secretária de Educação Elisangela Marques, recepcionou a todos os profissionais e falou sobre o programa. “Estamos nos preparando para voltar as aulas presenciais, e precisamos nos adaptar as várias mudanças nesse retorno, e para isso resolvemos aderir ao programa volta ao novo, que vai trabalhar sobre as competências socioemocionais, macrocompetência e resiliência humana na educação municipal. Quero aqui destacar o apoio do Prefeito Doutor Carlim, que não tem medido esforços para melhorar a educação municipal, e inclusive está também cumprindo uma das suas propostas de governo, que é a formação continuada de professores.” Destacou.

A Articuladora do Programa no município, Djacilene Xavier, explanou sobre a finalidade do programa. “O programa está sendo adotado com a finalidade de melhor acolher os professores no retornos das aulas, sendo elas presenciais, hibridas ou até mesmo de forma remota, e vai trabalhar as questões das competências socioemocionais dos professores. É um momento atípico, e o programa vem para ajudar o professor a lidar com suas emoções, de forma que muito estão acarretados com essa nova realidade, então essa é mais uma forma de ajudar nossos profissionais, trabalhando o psicológico para que eles estejam bem e desempenhem suas funções da melhor forma possível.” Ressaltou.

Em seu discurso o prefeito municipal, Dr. Carlim, falou sobre a importância da adoção do programa em Vera Mendes. “O programa trabalha importantes habilidades, como tolerância à frustração, empatia, entusiasmo, foco, imaginação criativa, e muitas outras, para o acolhimento da comunidade escolar como um todo e também no planejamento para o retorno às aulas presenciais, independentemente de quando aconteça. A iniciativa é mais uma forma de apoiar nossos educadores para que eles desenvolvam suas próprias competências emocionais, como também as competências emocionais dos estudantes e desta forma suprir carências que podem afetar o desenvolvimento intelectual e mental dos nossos munícipes.” Disse.

Após os pronunciamentos, foram realizadas três atividades, sendo a primeira desenvolvida com o Professor Capoterapeuta, Jairo Costa, que trabalhou com os presentes sobre a Capoterapia.

Posteriormente foi realizada uma palestra ministrada pela Psicóloga do município, Alla Nani, que abordou sobre emoções, macrocompetências e as competências socioemocionais.

Em seguida, foi realizada uma palestra com a conferencista Suely Lopes, que tratou sobre orientações relacionadas a saúde sexual, evidenciando questões de disfunções sexuais, os cuidados, e o tratamento, além de repassar dicas dicas sobre o tema a homens e mulheres.

Ao final do evento foi oferecido um jantar, e distribuído lembrancinhas para todos os presentes. Vale ressaltar, que durante o encontro foram respeitados todos os protocolos de higiene, recomendados pela OMS e demais órgãos no enfrentamento da pandemia.

Fotos;

Sobre Redação

Verifique também

Homem fica preso às ferragens após colisão entre caminhões no Piauí

Um homem ficou preso às ferragens do caminhão que conduzia após uma grave colisão com …