31.4 C
Picos

VERA MENDES | Prefeito Dr. Carlim paga primeira parcela do Programa Seguro Garantia Safra

#

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, que tem a frente o prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, cumpre seu dever com os agricultores familiares do município, e quita o pagamento da primeira parcela da contrapartida do município no Programa Seguro Garantia Safra.

O programa a Garantia Safra funciona como um seguro por perda na produção agrícola, em razão da estiagem ou excesso de chuva, ou seja  garante uma renda mínima para os agricultores familiares do município em caso de perda superior a 50% na produção agrícola.

Para que os agricultores tenham direito ao benefício, o prefeito Dr. Carlim teve que fazer adesão ao Garantia Safra e pagar a contrapartida do município ao programa, de aproximadamente R$ 17 mil reais. O pagamento, que foi dividido em 6 parcelas de 2.779,50 (dois mil setecentos e setenta e nove reais), garante a liberação das parcelas para os produtores rurais do município de Vera Mendes que aderiram ao programa.

Ao todo, 327 agricultores da cidade aderiram ao Programa. O Garantia Safra é uma ação do Governo Federal firmada através da parceria com Estados e municípios, em que cada esfera deve pagar uma contrapartida para garantir o benefício ao homem do campo que sofreu prejuízos na safra agrícola.

Os agricultores que aderiram ao Garantia Safra nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo-Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.

O Chefe do Executivo Municipal, afirmou que a adesão e o pagamento da contrapartida, feitos anualmente, serão umas das prioridades da sua gestão em apoio ao homem do campo e a agricultura familiar. “Sabemos das dificuldades do homem do campo, trabalho árduo que as vezes não é devidamente recompensado, então, reafirmo aqui o meu compromisso com este setor bastante importante e com todas as famílias da agricultura familiar do nosso município, esse esforço para ajudar os agricultores será uma prioridade durante toda a nossa gestão”, ressaltou Dr. Carlim.

A Secretária Municipal de Agricultura, Geania Sousa, comenta que a iniciativa proporciona mais segurança para o pequeno agricultor a continuar produzindo mesmo diante da oscilação climática da nossa região. “Esse é mais um dos muitos compromissos que essa gestão tem para com os produtores rurais do nosso município”, frisa a secretária.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas