23.6 C
Picos

Vera Mendes – PI vai seguir Decreto Estadual e apenas serviços essenciais irão funcionar de quinta a domingo

#

Seguindo orientações de combate e conscientização a pandemia do coronavírus,  a Prefeitura Municipal de Vera Mendes – PI, acatou a decisão do Governo do Estado e decidiu decretar lockdown a partir desta quinta-feira (18) até o dia (21) de março.

O município também antecipou o feriado alusivo ao dia do Piauí – que é comemorado anualmente no dia 19 de outubro, para esta quinta-feira, 18, e adotará o ponto facultativo na sexta-feira, dia 19 de março, em todos os órgãos públicos municipais.

Lockdown

A partir das 21h do desta quinta-feira, 17, até às 24h do dia 21 de março, poderão funcionar apenas as atividades que são consideradas essenciais.

  • – mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;
  • – farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
  • – oficinas mecânicas e borracharias;
  • – lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;
  • – postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;
  • – hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
  • – distribuidoras e transportadoras;
  • – serviços de segurança pública e vigilância;
  • – serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
  • – serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;
  • – serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;
  • – serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;
  • – agricultura, pecuária, extrativismo e indústria; XIV bancos e lotéricas.

O decreto estabelece que hipermercados, supermercados, mercados e congêneres só poderão comercializar gêneros alimentícios e similares, assim como produtos de higiene, de limpeza e aqueles produtos considerados essenciais para a sobrevivência humana, ficando proibida a comercialização de eletrodomésticos, eletrônicos, artigos de vestuário, entre outros produtos considerados não essenciais.

Ficará proibido a partir desta quinta-feira (18) até o domingo (21), o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e depósitos de bebidas poderão funcionar até às 20h exclusivo para delivery (entregas) e drive-thru (compra sem sair do carro). Escolas, academias, igrejas, lojas somente poderão funcionar sem atividades presenciais. Já o funcionamento de estádios, quadras de esportes e casas de shows estão totalmente suspensos por não serem considerados atividades essenciais.

Toque de recolher

O toque de recolher permanece no horário fixado pelo Governo do Estado, às 21h. Fica proibida a circulação de pessoas em espaços e vias pública, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, com exceção dos deslocamentos de extrema necessidade.

A fiscalização do cumprimento do decreto ficará a cargo da vigilância sanitária do município, com apoio da polícia militar.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas