
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quarta-feira (29), 13 cursos de especialização voltados à formação e qualificação de professores da educação básica. A iniciativa faz parte da ação para incentivar a formação de professores no país.
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai coordenar o projeto por meio do Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), juntamente com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A solenidade aconteceu no ministério, em Brasília.
Serão ofertados os seguintes cursos:
Anos iniciais
- Especialização para Formação de Formadores em Alfabetização (1º e 2º ano do ensino fundamental);
- Especialização para Formação de Formadores em Alfabetização (do 3º ao 5º ano);
- Especialização para Formação de Formadores em Matemática (anos iniciais);
- Especialização para Formação de Formadores em Matemática (anos finais)
Adolescências
- Especialização em Formação de Professores de Matemática para uma Escola das Adolescências
- Especialização em Formação de Professores de Ciências para uma Escola das Adolescências
- Especialização em Formação de Professores de Geografia para uma Escola das Adolescências
- Especialização em Formação de Professores de História para uma Escola das Adolescências
- Especialização em Formação de Professores de Língua Portuguesa para uma Escola das Adolescências
- Especialização em Formação de Professores de Língua Inglesa para uma Escola das Adolescências
- Especialização em Formação de Professores de Artes para uma Escola das Adolescências
- Especialização em Formação de Professores de Educação Física para uma Escola das Adolescências
- Especialização em Adolescências e Equidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental
O edital de inscrições deverá ser divulgado em março. A diretora do CEAD-UFPI, Lívia Nery, explica que são ofertadas 3 mil vagas para os cursos de educação infantil em todo o Brasil e que a UFPI vai oferecer aulas em três polos presenciais.
“São 3 mil vagas para educação infantil em polos distribuídos nas cinco regiões do Brasil. A previsão do lançamento do edital é março. Sobre o desenvolvimento das atividades, podemos exemplificar, por exemplo, que esse curso de educação infantil, será presencial em três polos no Piauí, além dos polos em São Paulo, no Rio de Janeiro, sendo que a líder dessa rede, mesmo os polos sendo fora, é a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI). As escolas das adolescências, que são os anos finais, também deverão começar as seleções a partir de março”, citou.
O ministro da Educação Camilo Santana participou da solenidade e citou que o projeto representa um investimento de R$ 42 milhões, o que representa um passo importante para a qualificação dos professores, com expressivo impacto na educação voltada a crianças e adolescentes.
“Estamos dando um passo importante para garantir a qualificação desses professores, a oportunidade de olhar para o mundo atual que nós estamos vivendo. A nossa preocupação é fomentar a cidadania digital no ser humano, na população, para entender que essa é uma ferramenta importante para se usar para o bem, para a boa formação humana. Serão cursos coordenados pela Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul”, pontuou.
Camilo Santana enfatizou que todas as regiões do país serão contempladas com o curso, pois trata-se de uma colaboração nacional com objetivo de impulsionar a constante melhoria da educação brasileira.
“Todas as regiões do país serão contempladas, todos os estados e universidades federais estão envolvidas nesse processo, pois esse é um passo importante para garantir a valorização dos nossos professores e professoras de todo o país. E, assim, estamos construindo, juntos, um regime de colaboração federativa, de colaboração com as Universidades, com a sociedade civil, porque todos nós temos um único objetivo: garantir a melhoria da educação neste país”, finalizou.
Fonte: Cidade Verde