22.8 C
Picos

Turismo Escolar: projeto incentiva visita guiada de estudantes a pontos turísticos

#

Os estudantes da rede estadual da Secretaria da Educação (Seduc) serão incentivados a explorarem a cultura do Piauí com visitas pedagógicas guiadas, por meio do Projeto Turismo Escolar. Com a presença do secretário da Educação, Washington Bandeira, e do Secretário do Turismo, José Neto Monteiro, a solenidade de lançamento do projeto foi realizada, nesta quarta-feira (12), no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), em Teresina.

O Projeto Turismo Escolar visa proporcionar aos alunos da rede pública estadual experiências de aprendizado enriquecedoras por meio de visitas a atrativos turísticos locais que se alinhem aos conteúdos curriculares. O projeto incentiva ainda a valorização da pesquisa e a investigação científica no ensino básico.

“Vamos unir a experiência dos guias turísticos com o fortalecimento das aprendizagens dos alunos de forma lúdica, complementando os conteúdos abordados nas aulas de literatura, história, geografia e outras. Os estudantes terão a oportunidade de visitar polos turísticos do nosso estado, vivenciar novas experiências de aprendizado e elevar a identidade piauiense”, comentou o secretário Washington Bandeira.

Inicialmente, 3.120 estudantes da 1ª série do Ensino Médio das escolas da rede estadual, acompanhados pelos professores, poderão explorar as riquezas do Piauí com visitas guiadas, por técnicos da Secretaria de Estado do Turismo, aos polos turísticos, entre os meses de junho e novembro.

As escolas deverão desenvolver projetos para visitação nas cidades de Castelo do Piauí (Polo Aventura e Mistério); Oeiras (Polo Histórico Cultural); São Raimundo Nonato (Polo das Origens); Bom Jesus (Polo das Nascentes); Batalha (Polo das Águas); Parnaíba (Polo Costa do Delta) e Teresina (Polo Teresina).

“Os técnicos da Setur irão trabalhar as visitas técnicas com o conteúdo visto em sala pelos estudantes. Serão expedições de conhecimentos com atrativos pelas regiões turísticas em Teresina, pela Costa Delta, sobre as origens histórico-cultural e de ecoaventura, ou seja, os estudantes terão acesso a todo o potencial de visitação dos nosso estado”, informou o secretário do Turismo, José Neto Monteiro.

As atividades do Projeto Turismo Escolar iniciaram com uma aula sobre os pontos turísticos de Teresina, ministrada pela Professora Keuri Campelo. Os estudantes participaram de um City Tour pelos principais pontos turísticos da capital, como o Centro Histórico, Igreja São Benedito, Palácio de Karnak, Teatro 4 de Setembro, Centro Artesanato, Encontro dos Rios, Polo Cerâmico e Ponte Estaiada.

Para cada viagem, os estudantes irão participar de uma atividade em sala de aula com palestra, debate, podcast, entre outros, sobre os pontos turísticos dos Polos que serão visitados.

Fonte: Cidade Verde

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas