34.6 C
Picos

Tradicional Torneio da Semana Santa em Belém do Piauí é retomado e reúne multidão

#

Após dois anos, suspenso devido à Pandemia de Covid-19, o Tradicional Torneio da Semana Santa do Povoado Carquejo em Belém do Piauí, competição de caráter sociocultural, considerada uma das maiores do centro-sul piauiense, foi retomado oficialmente e reuniu uma multidão.

O evento que este ano chegou a sua 13.ª edição, é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, e tem como objetivo incentivar a prática do futebol amador e manter viva as tradições culturais no município e região.

Assim como em edições anteriores, as atividades tiveram início na quarta-feira, dia 13 de abril, com a realização do Torneio de Veteranos com a participação de seis equipes. Após uma sequência de jogos, as equipes de Belém do Piauí e Caboclo avançaram a final.

MATÉRIA RELACIONADA – Belém do Piauí vence 13.ª edição do Tradicional Torneio de Veteranos do Povoado Carquejo

A partida que valia o título de melhor time de veteranos do Torneio, foi bastante equilibrada, e terminou empatada, sendo realizada a disputada de pênaltis. Nas penalidades Belém foi melhor e venceu pelo placar de 3 x 2, se consagrando como a equipe campeã da 13.ª edição do Tradicional Torneio de Veteranos do Povoado Carquejo.

Na quinta-feira, dia 14 de abril aconteceu o ponto alto da programação, quando oito equipes representantes de municípios da região entraram em campo. Nesta edição estiveram participando as seguintes equipes, três de Belém do Piauí — Palmeiras, TDS e Carquejo, duas de Padre Marcos Caititu e Riacho do Padre, além de Massapê do Piauí, Jaicós e Francisco Macedo.

Realizada na forma eliminatória simples, que vence se classifica e quem perde é eliminado, avançaram para as seminais após as disputas no período da manhã, as equipes de Caboclo, TDS, Massapê e Francisco Macedo.

À tarde aconteceram as semifinais, com o primeiro jogo realizado entre as equipes TDS e Palmeiras, tendo como vencedor o TDS, que venceu pelo placar de 1 × 0. O segundo jogo foi realizado entre Massapê e Francisco Macedo, tendo como vencedor o time do Massapê, que ganhou pelo placar de 1 × 0.

O confronto de melhor time do torneio, foi decidido então entre TDS e Massapê, donos das melhores campanhas. A partida que foi bastante disputada, teve um primeiro tempo bastante disputado, encerrando sem alterações no placar. Na etapa complementar, o atacante Fabinho fez um belo gol de barreira, e garantiu o título de campeão para o time da casa. Com o título, o TDS chega ao tricampeonato na competição.

Logo em seguida aconteceu a cerimônia de premiação. Como forma de apoio, a Prefeitura de Belém do Piauí distribuiu R$ 1.200 para o campeão, e R$ 600 para o vice, além de troféus permanentes.

A solenidade contou com as presenças de diversas autoridades como o prefeito Ademar Carvalho e a primeira-dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Tico Bento e a vereadora Cristiana Carvalho, o presidente da Câmara, Francisco Felipe (Cicisso), os vereadores Ildmar Honorato, Epifânio Olegário, Elieudo Junior, Mércia Carolina, Bernardino Carvalho e Kalebe Pedro, além dos secretários municipais, Sherlyn Oliveira (de Administração), Luís de Sousa (de Agricultura) e Cláudia Ribeiro (de Educação).

Aberto os discursos, o vereador Ildmar que é da comunidade Carquejo enalteceu a importância da competição, parabenizou as equipes participantes, e gradeceu o prefeito Ademar pela organização do torneio. “Ficamos felizes em poder realizar novamente o torneio depois longo período parada, foi maravilhoso, as equipes participantes estão de parabéns, e nós agradecemos ao prefeito Ademar por apoiar o futebol e realizar mais um torneio em nossa comunidade”. Disse.

O prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, em seu pronunciamento agradeceu a todos os responsáveis pela organização do evento, agradeceu aos times que participaram do Torneio, em especial aos finalistas e anunciou realização do Torneio em 2023. “Muito feliz em poder realizar mais uma edição do torneio do Povoado Carquejo, de modo geral quero aqui agradecer a todos, pois sem o apoio de cada um nada disso seria possível. Passamos por um longo período afastadas, e nesse retorno poder a presença massiva da população é muito gratificante, e de já, quero anunciar a realização do Torneio em 2023.” Frisou.

Ademar relatou ainda que além da competição esportiva, o evento gera lazer e renda à população. “Além das atividades esportivas, o torneio se torna um dia de lazer, considerando as opções oferecidas aos visitantes, e desta forma, os nossos comerciantes autônomos tem uma oportunidade de faturar uma renda extra comercializando bebidas e alimentos.”, disse Ademar ressaltando que o evento aquece a economia local.

O secretário de Agricultura do município, Luís de Sousa, o Luisinho, que ao lado do Assessor de Esporte, Josafá Dias, participam da comissão organizadora do Torneio, falou sobre relevância do evento.

Encerrando os pronunciamentos, o presidente da Câmara Francisco Felipe, o Cississo como é conhecido, salientou sobre a importância da realização do torneio para o município e região.

MATÉRIA RELACIONADA — FOTOS | Tradicional Torneio do Carquejo em Belém do Piauí

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas