A Polícia Civil do Piauí (PCPI) investiga uma denúncia de atentado ao prefeito de Madeiro, Pedro filho (MDB), e a sua equipe de campanha durante uma reunião política no sítio do gestor, localizado na zona rural do município, 244 km ao norte de Teresina, na noite de segunda-feira (12).
O delegado Saul Laurentino disse ao g1 que, segundo a denúncia, três indivíduos teriam adentrado o sítio e, no momento em que Pedro filho estava no quintal, eles teriam efetuado disparos em direção a ele.
“O segurança do prefeito prontamente reagiu e disparou também. A Polícia Civil já diligenciou até o local para levantar as primeiras informações”, afirmou.
Conforme o delegado, ninguém ficou ferido e não foi encontrada, até o momento, nenhuma evidência de tiro no local. Um inquérito policial será instaurado para apurar a situação.
Em nota divulgada em suas redes sociais, o prefeito afirmou ter sido alvo de uma tentativa de homicídio e que estão sendo enviados reforços para garantir a segurança na cidade.
Além disso, o gestor disse que o incidente não ficará sem resposta e que confia que a justiça será feita. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.
Assassinato do prefeito anterior
O crime, segundo a polícia, foi motivado por brigas políticas e exonerações no poder público municipal. Um primo de segundo grau da vítima, Felipe Anderson Seixas Araújo, se tornou réu pelo homicídio.
Conforme a investigação, ele e o pai foram exonerados de cargos na prefeitura. A partir daí, iniciou uma rixa entre eles. Ainda segundo a polícia, Felipe tinha um bar próximo ao local e aproveitou o evento para cometer o crime. Com a morte de Zé Filho, o então vice-prefeito, Pedro Filho, assumiu o cargo.
Madeiro completa 29 anos de emancipação política em dezembro deste ano. A cidade tem 8.372 habitantes, distribuídos em território de 178,842 km², segundo estimativa do IBGE, sendo a 80ª dentre as mais populosas do estado.
Nota do prefeito
Na noite de ontem (12/08), enquanto participava de uma reunião com os pré-candidatos do nosso grupo em minha residência na localidade Furnas, fui alvo de uma tentativa de homicídio, com disparos de arma de fogo. Apesar do caos e do grande susto, estamos bem e seguros.
Quero expressar minha profunda gratidão a todos que enviaram mensagens de apoio, compartilharam suas orações e demonstraram solidariedade. Em momentos difíceis como este, a força e a união da nossa cidade se tornam ainda mais evidentes.
Desejo assegurar a todos que a polícia já está tomando todas as providências necessárias. Reforços estão sendo enviados para Madeiro, e estamos comprometidos em garantir a segurança e a tranquilidade de todos os cidadãos.
Este incidente não ficará sem resposta, e confio que a justiça será feita. Meu compromisso com o bem-estar da nossa cidade permanece inabalável, e continuaremos a trabalhar juntos para enfrentar e superar quaisquer desafios.
Agradeço novamente pelo apoio contínuo de cada um de vocês.
PEDRO FILHO
Prefeito Municipal de Madeiro
Fonte: g1 Piauí