24.4 C
Picos

Tem início em Vera Mendes — PI a 59ª Festa de São Sebastião

#

Iniciou, na noite desta quarta-feira, dia 11 de janeiro, na cidade de Vera Mendes — PI, a 59ª festa de São Sebastião, santo padroeiro do município, mártir da fé, venerado como protetor contra a fome, a peste e a guerra.

Matéria relacionada — Comunidade católica de Vera Mendes — PI celebra 59ª Festa de São Sebastião; confira a programação

Marcado pela fé e devoção dos fiéis católicos da área pastoral, este ano, comunidade católica celebra o maior evento religioso do município refletindo sobre o tema, “São Sebastião, soldado de Cristo, exemplo de vida cristã”.

A programação dos festejos da cidade iniciou-se logo cedo, com a realização da tradicional alvorada festiva e queima de fogos, anunciando o início da festa, seguido do café da manhã comunitário, encerrando as atividades pela manhã, com as confissões.

Dando continuidade, no período da noite, foi iniciantemente realizado o terço mariano. Logo após, aconteceu a primeira noite de missa, na oportunidade, presidida pelo padre Jonas Moura Batista, e concelebrada pelo pároco local, padre Francisco de Assis.

Os responsáveis da celebração, foram a Pastoral do Dízimo e Secretaria de Assistência Social, tendo como comunidades convidadas, Maxixe I e III, Serra dos Caboclos, Barreiros e Boa Vista.

Em entrevista ao Portal InfoNewss, o padre Jonas Moura Batista, deixou uma mensagem para a comunidade. “A mensagem que deixo para o povo de Vera Mendes nesse início do festejo, é que o festejo é um tempo de graça, é como um retiro espiritual em que passamos ouvir com mais intensidade a palavra de Deus e a celebrar todos os dias. É um momento de graça na vida da comunidade, que traz para nós uma renovação da fé, da esperança e também do amor e da caridade. Os Santos de Deus nos ensinam a amar como Jesus amou, a viver como ele viveu e São Sebastião, é um grande exemplo de fé, de firmeza e fidelidade a Jesus Cristo e à Igreja. Que sejamos todos como São Sebastião, fiéis a Cristo e a Igreja, perseverantes no caminho de Jesus e levando sempre a sério o nosso processo de conversão, o qual todo fiel é chamado a vivenciar.” Disse.

Após santa missa, aconteceu a quermesse, um momento de integração e socialização entre a comunidade.

O novenário segue até o dia 20 de janeiro, presidido por diversos padres da Diocese de Picos. No dia 19, será realizada a novena missa com a participação da comunidade, que será celebrada pelo bispo Dom Plínio. Durante serão celebradas as Missas\Novenas, que serão presididas por diversos padres da Diocese de Picos.

No dia 20 — data em que é celebrada oficialmente o Dia de São Sebastião, acontece a missa solene de encerramento dos festejos, celebrada pelo padre Yago Rodrigues de Jesus Waquim, seguida do tradicional sorteio de prêmios, e show com Antônio Cardoso.

Fotos;

Nathan Gomes
Nathan Gomes
Formado em Informática pelo Instituto Federal do Piauí, Graduando em Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Piauí, Chefe em Sistemas da SEMED em Vera Mendes - PI, e colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas