28 C
Picos

Técnica de enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus em Padre Marcos

#

O município de Padre Marcos do Piauí, iniciou na manhã desta quarta-feira, 19, o trabalho de imunização dos profissionais que encontram-se na linha de frente de combate ao coronavírus. 

A solenidade aconteceu no Centro de Saúde Municipal e contou com a participação do prefeito Valdinar Silva, da secretária municipal de Saúde, Maria Lúcia, dentre outros profissionais. 

As primeiras vacinas foram aplicadas em 13 (treze) profissionais de Saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus no município.

O prefeito Valdinar Silva abriu a solenidade, falando sobre a importância do início da imunização e destacou que o  município seguirá as fases estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“Tudo tem um começo, e esse é o começo da vacina, um momento muito importante para o nosso município, a chegada da vacina corona vac e o início da imunização. Nesse primeiro momento serão vacinados os profissionais da linha de frente no combate a covid-19 e seguiremos o rito estabelecido  nas fases estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito.

A técnica em enfermagem Josefa Benedita, popularmente conhecida como Donzela, de 54 anos de idade, protagonizou um momento de emoção, ao ser a primeira a receber a dose do imunizante no município.

A profissional que trabalha há 34 (trinta e quatro) anos no município, atua há 07 (sete) anos no setor de imunização municipal. 

Muito feliz, Donzela disse que estava muito ansiosa pela vacina e que ela traz esperança de dias melhores não apenas para o município de Padre Marcos, mas para todo o Brasil.

“Foi muito gratificante graças a Deus! Foi uma emoção muito grande para todos nós, estamos muito ansiosos e graças a Deusa vacina  chegou até nós. Essa vacina traz esperança não apenas ao nosso município, mas para o Brasil todo. De fase em fase vamos conseguir vacinar toda a população de Padre Marcos”, disse a técnica em enfermagem.

O médico Dr. Rubens Batista, de 70 anos de idade, foi o segundo a receber a dose da vacina no município. Rubens, que trabalha há 24 anos no município, destacou sobre a importância da vacina.

A vacina chegou e agora vamos nos vacinar, conclamo a nossa população para que quando chegue a sua vez, não hesite em tomar a vacina. Quando nós chegarmos a 70% dos munícipes vacinados, iremos atingir a imunidade de grupo, ou seja, o vírus já não irá mais replicar e não teremos mais internações”, disse o médico que atua na pandemia na assistência médica a pacientes com Covid-19.

A Secretária Municipal de Saúde, Maria Lúcia da Silva,  que também foi imunizada, ressaltou a importância da chegada da vacina ao município.

Fica aqui um sentimento muito gratificante, um momento ímpar  para nossas vidas, a vacina é de grande importância para que possamos voltar às atividades normais no município. Nossa esperança é que quanto antes mais doses da vacina cheguem para que possamos assim vacinar toda a população de Padre Marcos”, ressaltou Maria Lucia. 

Além deles, mais 10 profissionais foram vacinados nesta primeira fase, sendo eles:  André Macedo Dantas, Angela Maria da Conceição Sousa, Edena Maria de Sousa, Geomara Francisca de Carvalho,  Itamara Dantas Silva,  Janaina Antônia de Alencar Castro, José Afonso de Araújo Macedo, Juvanir Antônio de Macedo, Maria Conceição Feitosa Coutinho e Yedda Danny Carvalho Macedo.

Vacina

Padre Marcos recebeu as primeiras vacinas produzidas pelo instituto Butantan de São Paulo em parceria com o laboratório chinês Sinovac, enviadas pelo Ministério da Saúde, na tarde desta última terça-feira (19). A cidade recebeu nesta primeira etapa 28 doses.

Mais fotos

Da Redação, Portal Info Newss

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas