30.7 C
Picos

Técnica de enfermagem de 51 anos é a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 em Alegrete do Piauí

#

O município de Alegrete do Piauí recebeu nesta terça-feira, 19 de janeiro, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 – Coronavac.

Os imunizantes chegaram às 13h30min na cidade vindos da base Regional de distribuição em Fronteiras, sendo escoltados pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Grupamento da Polícia Militar. No município, as primeiras 30 doses foram recebidas pela prefeita Lila Alencar e pela Secretária de Saúde Anna Carla Bezerra.

Logo após ser vacinada, a técnica de enfermagem alegretense, Maria Luzimar, relatou a equipe do Piauí em Foco a sensação de participar deste importante momento  no combate a Covid-19. Foi uma honra muito grande, de ser a primeira pessoa que faz parte do quadro da saúde a receber a vacina. Desde o início da pandemia atuo na linha de frente da Covid-19 e graças a Deus até aqui não fui contaminada pelo vírus, é muito gratificante! Agradeço a Deus, a minha equipe, e a Secretaria Municipal de Saúde. A gente esperou com muita ansiedade a chegada dessa vacina, e graças a Deus deu tudo certo.” Disse a técnica de enfermagem.

As vacinas foram produzidos pelo instituto Butantã de São Paulo em parceria com o laboratório Sinovac, as doses percorreram mais de 3.000 mil quilômetros desde quando a vacina foi aprovada pela Anvisa no último domingo, 17.

O Estado de São Paulo realizou a imunização da primeira brasileira, a enfermeira Mônica Calazans. Logo após, no decorrer desta segunda-feira, 18, as doses foram distribuídas para os demais estados do Brasil.

Bastante emocionada, a Secretária de Saúde Anna Carla Bezerra falou aos presentes e destacou a esperança que representa a vacina para a Covid-19. A Secretária também agradeceu a toda equipe de trabalho que compõem a pasta da Saúde no município. “Quando tudo isso começou, foi tudo muito novo, tivemos que unir as nossas equipes e hoje passou um filme na minha cabeça, desde o dia em que fizemos a primeira testagem. Como não sabíamos lidar com um inimigo invisível, a primeira coisa que fizemos foi nos dar as mãos e orar e se apegar com Deus. Até aqui o senhor esteve conosco, e finalmente agora temos uma luz no final do túnel, é uma esperança, é um início de dias melhores, eu gostaria de agradecer a Deus e agradecer a ciência. Quero agradecer também a todos os profissionais, da limpeza ao motorista, ao vigia, aos médicos, a vigilância sanitária, aos enfermeiros, aos técnicos de enfermagem. Não foi fácil, não foi fácil para quem estava na luta do dia-a-dia, então só nos sabemos a sensação de termos passado por isso e estarmos aqui hoje vivos vivendo este momento” falou a Secretária.

A prefeita de Alegrete do Piauí Lila Alencarressaltou com otimismo a chegada da vacina no município: “Que bom que essa vacina chegou, nós sabemos pelo que muitas famílias da nossa cidade tem passado em consequência desse vírus. O que eu quero é que cada um de vocês da saúde continuem da forma que iniciaram, queremos continuar esse trabalho excelente na saúde, sempre fazendo o melhor pelo próximo. Obrigado a Secretária de Saúde, Anna Karla, pelo empenho e pelo trabalho, agradeço a todos os profissionais que atuaram na linha de frente. E com muita fé em Deus, dias melhores virão, para melhorar os dias de vida da nossa população e reforço vamos trabalhar com amor, trabalhar de forma humanizada, nós juntos sempre seremos mais fortes” declarou a prefeita.

A técnica de enfermagem e coordenadora do programa de imunização em Alegrete,Francilene, frisou que nesta etapa apenas alguns profissionais da linha de frente no combate ao coronavírus serão vacinados. A vacinação seguirá a ordem das fases indicadas pelo Ministério da Saúde. “Alegrete está de parabéns, em nome da gestão e de toda equipe. Só gostaria de pedir paciência para os nossos colegas de trabalho nesta primeira fase da campanha. A primeira fase será para vacinar os profissionais da saúde, e nós estamos analisando para montarmos de forma transparente um cronograma para a vacinação, a fiscalização é enorme, e iremos fazer uma campanha de vacinação segura e transparente. Existem as fases, toda a população será vacinada, mas por enquanto ainda não será para todos” disse a coordenadora, Francilene.

A Coordenadora da Vigilância em Saúde, Kelia Ramos, também agradeceu a equipe que estava a frente dos trabalhos no órgão. “Agradeço a todos da minha equipe, a gente começou recebendo os nossos munícipes de fora, em todos os horários, nas nossas barreiras de madrugada, no interior, na cidade, em rodoviária. Quando ocorreu casos positivos, seguimos fazendo o mapeamento e o acompanhamento das pessoas que tiveram contato. E ainda hoje seguimos com nosso trabalho, então não poderia deixar de agradecer a todos os membros da vigilância sanitária e epidemiológica no dia de hoje.” Disse a coordenadora da Vigilância Sanitária.

O Piauí foi o primeiro estado do Nordeste a realizar a aplicação da vacina. Na tarde de ontem, 18, o obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, que atua há 45 anos na da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, foi o primeiro profissional de saúde a receber a primeira dose da coronavac.

Já na macrorregião de Picos, o município de Alegrete do Piauí foi um dos primeiros a iniciar a  aplicação da vacina. Toda a equipe da pasta da saúde, sobretudo os que atuam na linha de frente de combate a pandemia, estão preparados para receberem os imunizantes. Estiveram presentes na ocasião o presidente da Câmara Municipal, vereador Claudito Rodrigues (Cláudio do Miltom), e os vereadores Leonardo Costa, Bel Ramos, Luís Carlos e Erasmo Lima.

Fonte: Piauí em Foco

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas