Depois de passar com extrema facilidade pela fase de grupos, a seleção brasileira feminina de futebol estreou com vitória no quadrangular final da Copa América. Mônica, Bia Zaneratto e Thaisinha marcaram, e a equipe do técnico Vadão derrotou as chilenas, donas da casa, por 3 a 1 na noite desta segunda-feira. A capitã Marta não balançou a rede, mas participou ativamente dos três gols brasileiros e liderou o triunfo.
Como a Argentina havia vencido a Colômbia pelo mesmo placar um pouco mais cedo, as hermanas dividem com o Brasil a liderança do quadrangular. Na próxima rodada, as duas seleções se enfrentam, em jogo que vai ser de fundamental importância para o título da Copa América. Será na quinta-feira, às 16h45 (horário de Brasília).
O Brasil manteve os 100% de aproveitamento, agora com 25 gols a favor e dois contra. O time jogou com Bárbara, Rilany (Poliana), Mônica, Rafaelle e Tamires; Thaisa, Formiga (Andressinha), Marta e Thaisinha; Bia Zaneratto e Cristiane (Debinha).
A seleção de Vadão começou pressionando. Rafaelle arriscou um chutaço de fora da área e acertou o travessão aos 19 minutos de jogo. Pouco depois o placar foi aberto. Marta cobrou falta para a área, Mônica cabeceou na trave, e ela própria pegou o rebote para estufar a rede.
Em nova cobrança de Marta, a goleira adversária saiu mal, Thaisinha fez outro cruzamento, e Bia Zaneratto meteu a cabeça para mandar no ângulo. Na sequência, Marta – sempre ela! – fez boa jogada pela esquerda, cortou e bateu cruzado. Thaisinha apareceu como um foguete e marcou o terceiro.
No segundo tempo, a seleção brasileira diminuiu um pouco a intensidade, e o Chile conseguiu descontar aos 17 minutos, com Yessenia Lopez. Mas ficou só nisso.
Relembre a campanha na fase de grupos:
Brasil 3×1 Argentina
Brasil 8×0 Equador
Brasil 4×0 Venezuela
Brasil 7×0 Bolívia
FONTE: Globo Esporte