34.6 C
Picos

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belém do Piauí realiza Assembleia Geral com agricultores e membros do conselho sindicalista

#

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belém do Piauí, por meio de sua Presidente Margarida Silva, realizou na manhã desta última quinta-feira, 07 de outubro, uma Assembleia Geral informativa com os agricultores e membros do Conselho Sindicalista para debater e apresentar metas passadas e futuras da instituição. 

A plenária, que foi realizada em duas sessões, sendo uma extraordinária e outra ordinária, contou com a presença dos gestores e munícipes locais, e presidentes e membros de associações de cidades da região. Durante a assembleia, os sindicalistas deram explanações a respeito do fortalecimento do Sindicato, e apresentaram o planejamento de ações futuras.

Na primeira Sessão do dia, a Extraordinária foi tratado sobre assuntos internos e a eleição do Sindicato, entres os assuntos esteve em pauta a apreciação do regimento interno eleitoral, a adesão à resolução 001/2021 FETAG-PI e outras matérias de interesse a categoria, todas aprovadas por unanimidade.

Após votação, a comissão eleitoral do sindicato ficou composta por Sandra Maria Leal, Iranildo Francisco de Carvalho, Carmivania Hortencia da Silva, e seus suplentes Bartolomeu José Leal, Paulo Henrique Gomes e Gracirlene Perpetua de Carvalho.

Dando prosseguimento foi realizada a Sessão Ordinária, a segunda do dia, que tratou sobre a prestação de contas do biênio de 2019/2020, a previsão orçamentária para o ano de 2022, adesão à resolução 001/2021 FETAG-PI e outros assuntos inerentes ao Sindicato.

Em discurso a Presidente dos Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belém do Piauí, Margarida Silva, destacou a importância do Sindicato. “Assim como já foi citado aqui, o sindicato e a associação a ele é de extrema importância, infelizmente por causa de governamentais foi espalhado que o sindicato não tem relevância para nossa sociedade. Mas nós agricultores e agricultoras do município e sabemos que é pura balela, pois além de lutar pelos direitos dos agricultores, o sindicato está sempre procurando programas para adesão e avanço, além de que neste período de pandemia praticamente cem por cento da prova de vida está sendo feita por nós, o que diminui o risco de contágio durante a pandemia e ainda trás mais comodidade para os sindicalistas. No entanto, o sindicato não se resume somente a este serviço de agricultura e aposentaria, o agricultor que tem filiação ao sindicato tem documentos como a DAP que diminuem a burocracia e auxiliam em outros programas governamentais. Por isso faz-se necessário reuniões como essa e o nosso empenho em manter os sindicalistas ativos, além de trazer aqueles mais distantes que não sabem as vantagens que trazemos”. Destacou.

O Vereador e ex-presidente do Sindicato, Epifanio Olegário, defendeu a conservação do sindicato. “Muitas pessoas imaginam que o sindicato é apenas para elaborar o projeto de aposentaria, mas nós também somos responsáveis pela transparência e por coibir iniciativas abusivas, de pessoas que se aproveitam daqueles que não fazem parte do movimento sindical, e acabam prejudicando e restante. Eu estou neste sindicato desde antes de sua inauguração, apoiando e acompanhando, e assumi a presidência por oito anos, agora estou um pouco afastado mas sempre dando meu auxílio e vendo o excelente trabalho que é desenvolvido por todos aqui”, comentou.

Carmivania Hortência, que é um dos membros da Comissão Eleitoral, ressaltou sobre a importância do Sindicato para os agricultores. “O recado que eu quero deixar é que a importância de vocês estarem aqui é grande, e sindicato forte é aquele que se faz presente, não apenas cobrando seus direitos mas exercendo e conhecendo seus deveres, sempre em parceria e rumo a uma melhora cada vez mais”. Disse.

Também fez uso da palavra a sindicalista, Sandra Leal, que explanou sobre a importância do do movimento sindicalista na vida dos agricultores rurais.

Fotos;

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas