#
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (SINPOLPI) publicou uma nota de repúdio sobre o vídeo que o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, aparece ao lado do influenciador Itallo Bruno e outros praticantes de “grau”.
O secretário e o delegado Matheus Zanatta, se reuniram na quinta-feira (26/09), com outras 19 pessoas para discutir regulamentação da prática como esporte. Chico Lucas ressaltou no vídeo que a SSP-PI não é contra a prática do “grau”, e que as manobras devem ser realizadas em locais seguros, respeitando as normas de trânsito.
O SINPOLPI divulgou total repúdio a discussão de legalização do “rolezinho”, ressaltando serem atos irresponsáveis colocando pedestres, motorista e os próprios praticantes em perigo.
Veja a nota
“O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (SINPOLPI) vem a público manifestar seu total repúdio ao vídeo recentemente divulgado nas redes socias, no qual o Secretário Pública do Estado do Piauí, Francisco Lucas, aparece ao lado de praticantes de manobras ilegais de trânsito, conhecido como “grau” e “rolezinho”. É importante destacar que essas práticas não podem, em hipótese alguma, ser protegidas como esportes, uma vez que possuem clara tipificação criminal, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, além de representar um risco gravíssimo à segurança pública. Esses atos irresponsáveis não só colocam em perigo a vida dos próprios praticantes, mas também a de pedestres e demais motoristas, frequentemente resultando em acidentes graves. Tais acidentes, por sua vez, sobrecarregam o já fragilizado sistema público de saúde, gerando prejuízos irreparáveis à sociedade como um todo.”