O município de Simões, na região do Vale do Itaim, sudeste do estado, teve quatro experiências selecionadas para apresentação oral na 11ª Mostra “Piauí Aqui Tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí.
O evento será realizado durante o XV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí, que acontece de 22 a 24 de abril, em Parnaíba.
A Mostra tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade a práticas inovadoras desenvolvidas pelos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde, além de promover o intercâmbio de experiências bem-sucedidas e fortalecer a gestão municipal da saúde.
O município será representado com quatro trabalhos desenvolvidos por profissionais da rede local, evidenciando ações voltadas à ampliação do acesso, organização do cuidado e inovação nas práticas de saúde:
- “Promoção do acesso dos serviços de saúde para comunidades quilombolas da ESF Maria Preta”, de autoria de Ana Caroline Feitosa de Sousa;
- “Mortalidade materna zero: atenção primária à saúde ordenadora do cuidado”, de autoria de Maria Emanuela de Carvalho e Silva;
- “Ampliação do acesso à saúde bucal para crianças neurodivergentes: uma integração entre CEO e ESB”, de autoria de Pedro Henrique Pereira Batista;
- “Combate à dengue em Simões-PI: vigilância em saúde, comunicação e intersetorialidade”, também de autoria de Maria Emanuela de Carvalho e Silva.
Os trabalhos foram selecionados após avaliação técnica realizada em duas etapas: análise do material escrito e pontuação para apresentação oral durante o congresso estadual. Ao todo, 174 experiências de todo o Piauí foram escolhidas para apresentação.
A iniciativa valoriza práticas já implementadas nos municípios e alinhadas às diretrizes do SUS, envolvendo áreas como atenção básica, vigilância em saúde, gestão, saúde mental, assistência farmacêutica e inovação digital.
Além do reconhecimento estadual, as experiências com melhor avaliação poderão representar o Piauí na 21ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, prevista para ocorrer durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em julho, na cidade de Porto Alegre.
