Sesapi investiga morte de jovem de 22 anos com suspeita de coronavírus em Simplício Mendes

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) está investigando a morte de uma jovem de 22 anos, ocorrida nesta quinta-feira (2), no Hospital Estadual José de Moura Fé, localizado no município de Simplício Mendes. O estado tem quatro mortes confirmadas por conta da Covid-19, doença causada pelo vírus.

Conforme a direção geral do hospital, a jovem foi até a unidade de saúde três vezes. A primeira vez foi no último sábado (28), quando a paciente deu entrada com um quadro de diarreia e vômitos. Ela contou que havia ingerido uma comida que não a fez bem e que possuía um histórico de problemas intestinais. Desse modo, os profissionais de saúde a medicaram e a deram alta.

Na terça-feira (31), a jovem retornou à unidade de saúde com os mesmos sintomas. Ela foi medicada mais uma vez e colocada em observação. Em seguida, ela apresentou uma melhora e o médico responsável por atendê-la informou que ela poderia voltar para casa e ficar de repouso.

Entretanto, na quarta-feira (1°), ela deu entrada novamente no hospital de Simplício Mendes. Dessa vez, a paciente apresentava sintomas semelhantes aos da Covid-19. O quadro de insuficiência respiratória da jovem se agravou nesta quinta-feira (2) e ela teve que ser entubada. Porém, a mulher não resistiu e faleceu.

A direção da unidade de saúde esclareceu que foi recolhido o material da paciente e enviado ao Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI) para detectar se ela foi infectada pelo novo coronavírus.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

Fonte: G1