O senador Marcelo Castro (MDB) confirmou nesta quinta-feira (21) que há especulações em andamento sobre uma possível aliança entre o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e o senador Ciro Nogueira (PP) para as eleições de 2026.
Matéria relacionada — Aliança entre Ciro Nogueira e Rafael Fonteles para 2026 ganha força nos bastidores
Durante entrevista concedida à imprensa no evento “Pactos pelo Piauí”, realizado no Centro de Convenções de Teresina, Marcelo Castro confirmou as especulações, e que a possibilidade de diálogo entre Ciro e Rafael é real, ocorrendo por meio de articulação de Arthur Lira — PP, Presidente da Câmara dos Deputados.
A informação reforça rumores de que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), estaria articulando uma integração completa dos Progressistas à base do governo Lula. Essa movimentação incluiria, segundo fontes, a oferta de ministérios e cargos de destaque em troca de apoio, pavimentando o caminho para alianças estaduais, como no Piauí.
Nos bastidores do evento “Pactos pelo Piauí”, prefeitos e lideranças políticas discutiram o impacto dessa união. Muitos avaliaram que a composição entre PT e PP seria um gesto de fortalecimento político para enfrentar o cenário eleitoral de 2026.
Marcelo Castro enfatizou que as discussões sobre as eleições de 2026 estão intensas nos bastidores políticos, tanto em Brasília quanto no Piauí. “Tudo isso são especulações, de concreto ninguém tem nada, só conversas. Mas as conversas existem, e as consequências seriam que o Ciro Nogueira, se isso se concretizasse, seria um dos candidatos do Rafael aqui no Piauí. A realidade é essa, e o acordo já viria de cima para baixo”, concluiu o senador.
Caso se concretize, a aliança entre Ciro Nogueira e Rafael Fonteles representaria uma reviravolta significativa no cenário político piauiense, com desdobramentos que podem influenciar a corrida eleitoral e a formação de novas bases de apoio.
Por Mateus Ribeiro / InfoNewss