quarta-feira, 27 outubro 2021
Casa / Política / Senador Alessandro Vieira anuncia pré-candidatura à Presidência

Senador Alessandro Vieira anuncia pré-candidatura à Presidência

A pouco mais de um ano das eleições presidenciais de 2022, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou seu nome como pré-candidato à disputa pelo Palácio do Planalto. Trata-se de mais uma tentativa da chamada “terceira via” de se viabilizar para a corrida eleitoral, até este momento polarizada entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Estou colocando meu nome à disposição do Cidadania como pré-candidato à Presidência da República”, escreveu o senador em nota encaminhada à direção do partido. “Não sou representado pela permanência de Bolsonaro no poder ou pelo retorno de Lula. […] Sei que milhões de brasileiros têm o mesmo sentimento”, prosseguiu Vieira.

O senador, um dos parlamentares mais atuantes na CPI da Covid, deixou claro que só dará prosseguimento à tentativa de concorrer à Presidência no ano que vem se contar com apoio integral da própria legenda. “É justamente o que questiono perante a Executiva: o Cidadania está disposto e entende oportuno apresentar candidatura própria? Se sim, meu nome está à disposição para essa missão”, disse. “Pelo que tenho visto, nas movimentações de partidos, parlamentares e movimentos de renovação, estamos ficando para trás no processo de construção da terceira via. Não vamos nos omitir e fortalecer a polarização.”

O Cidadania (antigo PPS) teve candidatura própria ao Planalto pela última vez em 2002, com Ciro Gomes. Em 2006, o partido apoiou Geraldo Alckmin (PSDB); em 2010, José Serra (PSDB); em 2014, Eduardo Campos e, depois de sua morte, Marina Silva (então no PSB); e em 2018, novamente Alckmin.

A legenda, presidida pelo ex-deputado e ex-ministro Roberto Freire (ele próprio ex-candidato à Presidência, em 1989), sonhava com a candidatura de Luciano Huck em 2022, mas o apresentador desistiu de entrar na disputa e renovou contrato com a TV Globo.

Por Revista Oeste

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

Ziza Carvalho retorna para base do governador; “Arestas superadas”

O deputado Ziza Carvalho (PT) está de volta à base governista, após ter declarado independência. …