20.8 C
Picos

Secretaria de Saúde de Belém do Piauí realiza mutirão contra Dengue; Veja

#

Dezenas de pessoas saíram às ruas da cidade de Belém do Piauí na manhã desta segunda-feira, 23, em uma grande mobilização com o objetivo de se unir ao poder público municipal  no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Endemias em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação.

A Caminhada de Conscientização saiu da Secretária Municipal de Saúde, percorrendo ruas e avenidas da cidade, com uma concentração da Praça Canaã, reunindo uma multidão de pessoas de diversos órgãos municipais e da Sociedade Civil.

O objetivo era de conscientizar e prevenir a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

Durante o evento foi servido um café da manhã campal para todas as pessoas presentes.

Na oportunidade o secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, o Nil, que participou de todo o evento falou sobre a mobilização e comentou sobre monitoramento e a prevenção que é feito durante todo o ano, por meio de ações, com o intuito de deixar a cidade livre desse perigoso mosquito que é o Aedes Aegypti. ” Quero destacar a presença das autoridades aqui presente, esse é mais um ano de mobilização que Belém faz contra o mosquito, e graças a Deus é um privilegio nosso  podermos dizer que nos últimos anos não temos registrado casos da doença, nós estamos mais uma vez aqui fazendo este ato de conscientização para que toda à população possa saber que é através dea ajuda de cada um, que é feito o combate do Aedes Aegypti. Não depende só, exclusivamente, da secretaria de saúde ou da administração em geral, mas sim de cada cidadão. Pontuou o secretario.

“As pessoas precisam entender que as altas temperaturas e o período de chuvas ajuda e muito a larva do mosquito a se proliferar. É por isso, que a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue.” Finalizou o Secretário.

O prefeito Ademar comentou sobre a importância do mutirão. ”Campanhas como essa são essenciais para combater o mosquito, porque estimulam a participação da população. A comunidade precisa ter consciência e participar de ações de prevenção a essas doenças. Precisamos estar unidos para vencer essa batalha”.

Em seguida uma força tarefa foi montada, intensificando a busca pelos focos do mosquito Aedes aegypti. Durante a ação várias equipes sairam visitando residências, realizando coletas e limpeza de locais onde o mosquito transmissor pode se reproduzir. Foram averiguados quintais, praças, lixeiras e vias públicas, além da distribuição de panfletos e orientação a populares.

No final, um grande volume de entulho foi coletado pelo profissionais capacitados e responsáveis pela coleta de lixo no município. Ressalta-se, segundo o secretário de saúde, que outras ações serão realizadas durante toda à semana.

A realização da mobilização, reuniu centenas de pessoas, dentre elas, equipes da saúde, agentes de endemias, fiscais da vigilância, agende comunitários de saúde, funcionários da Prefeitura, além dos profissionais de Assistência Social.

Diversas autoridades participaram do evento, entre elas o Prefeito Ademar Carvalho, acompanhado da primeira dama, Francisca Gomes, o Vice-Prefeito, Francisco  Carvalho, o Tico de Constâncio, e os vereadores: Bernardino Carvalho, Luís de Sousa, o Luisinho, Rosiane Ribeiro, Francisco Zacarias, o Burenga, Francisco Felipe, o Cississo, e Antônio Marcelino. Estiveram presentes também os Secretários Municipais, de Saúde, Juscenildo Boeiro, de  Educação, Claudia Ribeiro, de Assistência Social, Anaías Coelho, e o coordenador das ações, Edson Ribeiro, Além de diversos professores da rede municipal e alunos das escolas.

Confira todas as fotos da Mobilização;

 

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui