23.6 C
Picos

Secretaria de Educação de Vera Mendes realiza festividades juninas em Escolas da Rede Municipal

#

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes, através da Secretaria de Educação, realizou durante o final do mês de Junho e no decorrer de Julho, nas Escolas Municipais Maria Vitória, Ginásio Municipal e José Antônio da Vera, eventos culturais alusivos ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste.

As comemorações nas escolas que tem como objetivo manter viva as comemorações e tradições da cultura nordestina foram organizadas pelos professores, coordenadores, diretores, profissionais em geral e contou com total apoio da secretária de educação, Elisangela Marques, e do prefeito municipal, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim.

Devido a necessidade de manter o distanciamento social, por conta da pandemia, todos os eventos foram realizados no formato Drive Thru, maneira encontrada pelos profissionais da educação para comemorar os festejos juninos, e dessa forma garantir a participação da comunidade escolar de forma segura.

As festividades contaram com vestimentas a caráter caipira, barracas com comidas típicas, pescaria, bandeirinhas, xote, xaxado, baião, animado “arrasta-pé”, além da entrega de lembranças e atividades pedagógicas. Durante todo o ano as escolas vem mostrando muita criatividade, com uma programação diversificada, levando alegria e interação aos participantes.

PROJETO FESTA JUNINA EM CASA

Além dos eventos, a Escolas Municipal Maria Vitória desenvolveu durante o mês de junho, o Projeto “Festa Junina em Casa”, onde foram realizadas atividades relacionadas a temática do São João, como brincadeiras, pratos típicos, decoração e vestimenta, de forma remota.

O objetivo da atividade foi trabalhar interdisciplinaridade, Internalizar importantes características e tradições da cultura, instigar o gosto pelo estudo, valorizar e respeitar a cultura rural, caipira e nacional, trabalhar em família e conhecer o universo simbólico da festa junina.

Durante o projeto foram desenvolvidas diversas ações, sendo elas, atividades, apresentações através de textos informativos, produção de enfeites utilizando materiais alusivos, a criação de bandeirinhas coloridas, a criação de pratos típicos juntos com à família, e a utilização de trajes juninos, desfiles e danças típicas.

Fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas