25.3 C
Picos

Vacina contra Covid-19 pode ser aprovada até o final deste ano

#

A vacina que o mundo inteiro espera contra a Covid-19 pode estar mais perto do que se imaginava. Em entrevista concedida  ontem ao Jornal Cidade Verde, o Diretor Clínico do Grupo Fleury, infectologista Celso Granato, disse que, em uma previsão otimista, a vacina desenvolvida na Universidade de Oxford, na Inglaterra, deve ser aprovada até o final deste ano. Como o Brasil está se habilitando para produzi-la, as doses poderão estar disponíveis para a população em março do próximo ano.

Dr. Celso é responsável pela etapa da triagem dos voluntários brasileiros que estão participando da terceira etapa da pesquisa, a última antes de ser encaminhada para aprovação. O Grupo Fleury, do qual ele faz parte, vai colher o sangue de 2.300 profissionais de saúde previamente selecionados pela Universidade de São Paulo para realizar o teste sorológico nessas pessoas. Esta etapa é para afastar os voluntários que testarem positivo, já que a vacina deve ser aplicada apenas em quem ainda não teve a doença, a fim de aferir a sua eficácia.

Os dois mil voluntários selecionados serão, então, divididos em dois grupos, sendo que metade receberá a vacina de Oxford e a outra metade receberá a vacina contra meningite. Os pesquisadores irão avaliar quantos dos que receberam a vacina contra a Covid-19 desenvolverão a doença. Se tudo sair como planejado, o processo de aprovação ocorrerá ainda este ano, avalia o Dr. Celso Granato.

Esta, com certeza, é a notícia mais aguardada no mundo inteiro hoje.

Fonte: Cidade verde

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas