21.7 C
Picos

Piauí ultrapassa as 100 mortes por Covid-19; número de casos confirmados é de 3390

#

O Piauí ultrapassou a casa das 100 mortes por Covid-19, de acordo com os registros da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) neste sábado (23). Até agora, 107 pessoas faleceram no estado vítima da doença causada pelo coronavírus. 3390 pessoas testaram positivo para a infecção pelo vírus.

Nas últimas 24 horas, a secretaria confirmou oito novas mortes por Covid-19, todos eles do sexo masculino. Segundo a Sesapi, sete deles tinham comorbidades que aumentam a gravidade da doença. A única exceção é um paciente da cidade de Cristino Castro, que tinha 39 anos.

As vítimas são um paciente de Altos, de 64 anos, que sofria de problemas renais crônicos; um paciente de Batalha, com 80 anos, tinha diabetes; um homem em Floriano, de 56 anos, fazia tratamento para hanseníase; em Picos, o paciente tinha 56 anos, era diabético e tinha doença cardiovascular; em Piripiri, a vítima era um homem de 45 anos que fazia tratamento para tuberculose. Em Teresina, dois homens faleceram: um de 54 anos, que era obeso e hipertenso e o outro, de 62 anos, que sofria de cardiopatia.

Dos 132 novos casos divulgados no boletim deste sábado (23), 65 são mulheres e 67 homens, com idades que variam de 7 a 94 anos.

Barreiras do Piauí, Cajazeiras, Caldeirão Grande, Domingos Mourão e Novo Santo Antônio entraram na lista de municípios com os primeiros casos confirmados do novo coronavírus. Agora, são 135 cidades que possuem casos registrados.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio  — Foto: Getty Images via BBC
Lavar bem as mãos é a maneira mais eficaz de evitar o contágio — Foto: Getty Images via BBC

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).

Fonte: G1 Piauí

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas