Saúde de Picos avança com procedimento de rizotomia para pacientes com dores crônicas e garante mais qualidade de vida

#

A Prefeitura de Picos, na região do Vale do Guaribas, sudeste do Piauí, avançou nos atendimentos especializados voltados a pacientes com dores crônicas ao realizar, neste final de semana, nos dias 23 e 24 de maio, a terceira etapa do procedimento de rizotomia. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e integra o cronograma de atendimentos especializados ofertados pelo município.

O procedimento é indicado para pacientes que convivem com dores persistentes, principalmente em articulações e na coluna, e necessitam de acompanhamento contínuo. A rizotomia é considerada um tratamento minimamente invasivo que atua no bloqueio dos nervos responsáveis pela transmissão da dor, proporcionando alívio, melhora da mobilidade e mais qualidade de vida aos pacientes.

Segundo a coordenadora do Centro Integrada de Saúde de Picos (CISPI), Karinny Luz, o procedimento tem apresentado resultados positivos e já beneficiou centenas de pessoas no município.

“A rizotomia é um procedimento para aquelas pessoas que sentem fortes dores crônicas. É feito em articulações, bem como também na coluna. Hoje já fizemos 481 procedimentos. O benefício desse procedimento é que ele vai dar qualidade de vida para o paciente, porque ele vai melhorar. Não é um procedimento que vai curar, mas ele vai funcionar como uma forma de analgésico naquela pessoa, diminuindo ou até sanando aquelas dores por um longo período de tempo”, destacou.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Yara Portela, a iniciativa representa um importante avanço para a saúde pública do município e reforça o compromisso da gestão com a ampliação do acesso à saúde especializada.

“Nosso compromisso é continuar levando cuidado, acolhimento e qualidade de vida para a população. A rizotomia tem transformado a vida de muitos pacientes que conviviam diariamente com a dor, e isso reforça ainda mais a importância de investir em uma saúde cada vez mais humana e resolutiva”, afirmou a secretária.

Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, esta foi a terceira etapa dos atendimentos programados, e o cronograma seguirá com uma quarta fase para conclusão dos procedimentos previstos.

A Prefeitura de Picos informou que segue investindo no fortalecimento dos serviços especializados, buscando ampliar o acesso da população a tratamentos que garantam mais dignidade, bem-estar e qualidade de vida.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas