27 C
Picos

Saúde de Massapê do Piauí promove palestra para adolescentes sobre saúde sexual e reprodutiva

#

A Secretaria Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, em parceria com o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), juntamente com a Unidade Escolar Estadual Rafael Manoel da Costa, realizou nesta terça-feira, 31 de maio, uma importante palestra sobre saúde sexual e saúde reprodutiva voltada para alunos da rede estadual. A ação integra a temática II do Selo UNICEF, que aborda a prevenção da gravidez na adolescência e a promoção dos direitos à saúde sexual e reprodutiva.

O evento, foi realizado no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais tendo como público-alvo os adolescentes, e contou com a presença de profissionais da saúde, jovens do NUCA, além de outros participantes interessados no tema.

Durante a palestra, foram abordados diversos temas relacionados à saúde sexual e reprodutiva, incluindo informações sobre métodos contraceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a importância do diálogo aberto e respeitoso sobre essas questões. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações fundamentais para uma vida sexual saudável e responsável.

A abertura da palestra ficou a cargo da psicóloga Laura Jayanne, que destacou a importância desse evento para a conscientização e a promoção da saúde sexual e reprodutiva entre os adolescentes. “É fundamental que eles tenham acesso a informações seguras e quebrar os tabus que cercam esse assunto. Estamos aqui para promover o diálogo aberto e empoderá-los a tomar decisões saudáveis e responsáveis. Juntos, podemos construir um futuro onde todos tenham seus direitos à saúde garantidos.” Frisou.

A seguir, a assistente social Edilma Maria enfatizou a necessidade de promover a saúde sexual e reprodutiva, abordando questões como o acesso a informações seguras e perder o medo relacionados ao tema. “A saúde sexual e reprodutiva é um direito fundamental de todos os jovens. Precisamos garantir que eles tenham acesso a informações seguras e confiáveis para tomar decisões conscientes sobre sua própria saúde. É hora de quebrarmos os tabus e promovermos a educação sexual de forma aberta e inclusiva. Ao fazermos isso, estaremos capacitando os adolescentes a cuidarem de si mesmos e a construírem relacionamentos saudáveis. Juntos, podemos construir uma sociedade mais informada e empoderada.” Destacou.

Um dos momentos mais aguardados da palestra foi a participação do enfermeiro Gil Lene, que trouxe orientações sobre cuidados nas relações e demonstrou corretamente como utilizar os preservativos. Gil Lene abordou aspectos importantes da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e enfatizou a importância do uso adequado dos preservativos como forma de proteção. “Foi gratificante poder compartilhar informações precisas sobre saúde sexual e reprodutiva com os adolescentes. Ao ensinar corretamente o uso dos preservativos, buscamos garantir que eles possam desfrutar de uma sexualidade saudável e protegida. Acredito que fornecer conhecimentos nessa área é empoderar os jovens para que tomem decisões responsáveis e conscientes em relação à sua saúde.” Ressaltou.

Na oportunidade a articuladora do NUCA Lucia Sousa, destacou que a palestra realizada em Massapê do Piauí foi mais uma etapa importante na conscientização e no empoderamento dos adolescentes, fornecendo-lhes conhecimentos cruciais para uma vida adulta saudável e equilibrada. “A palestra de hoje foi um marco importante. Fornecer conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva é um passo fundamental para que eles tenham uma vida adulta saudável e equilibrada. Estamos comprometidos em capacitar nossa juventude, preparando-os para tomar decisões informadas e cuidar de sua própria saúde. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para nossa comunidade.” Disse.

Mais fotos;

Paulo Sabino
Paulo Sabinohttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas