28.9 C
Picos

Saiba como não cair no golpe de WhatsApp que está cada vez mais comum no Piauí

#

Um novo golpe virtual atrai e aumenta o número de vítimas diariamente em diversas regiões do país. No Piauí, desde o mês de junho, a Polícia Civil vem investigando a ação de uma organização criminosa especializada na prática de fraudes por meio de aplicativos de mensagens.

Os golpistas criam perfis falsos utilizando-se de imagens e identificação de médicos, dentistas, promotores de Justiça e juízes para enviar mensagens e pedidos de depósito bancários a parentes e pessoas próximas das vítimas. O acesso aos dados são obtidos por meio da compra das informações em sites na internet.

Em Teresina, médicos, odontólogos, esteticistas e outros profissionais da área da saúde já foram alvos. Nesta semana, boletins de ocorrência apontam que os criminosos estão se apropriando de identidade dos jornalistas piauienses. Inclusive, o editor-executivo do OitoMeia, Allisson Paixão, foi vítima desse golpe. Os golpistas usaram o nome do jornalista em um perfil no WhatsApp criado com a imagem do OitoMeia.

Prints foram enviados ao jornalista com conversas dos golpistas com contatos ligados ao editor-executivo do portal (Montagem OitoMeia)

O GOLPE

“O criminoso assume uma conta qualquer do WhatsApp, coloca a foto do usuário que ele quer tomar como identidade e em seguida começa a disparar mensagem para as pessoas do convívio desta pessoa pedindo a transferência em dinheiro”, explica o delegado de crimes virtuais José Anchieta.

Ainda de acordo com delegado Anchieta, este tipo de crime é uma espécie de trote dos tempos modernos, onde é fundamental que os usuários do aplicativo WhatsApp fiquem atentos ao conteúdo das mensagens recebidas e alerta para o cuidado com as solicitações de depósitos bancários.

“Não façam transferências para contatos que você não conheça ou mesmo para pessoas conhecidas que não tenha o hábito de pedir empréstimo. A nossa dica de segurança é que você confirme por outro canal de comunicação, uma ligação ou outro meio, se realmente está falando com a pessoa certa”, previne o delegado.

CUIDADOS:

  • Fique atenta as solicitações de dinheiro por mensagem;
  • Procure chegar a veracidade com seu contato, preferencialmente por ligação;
  • Desconfie de mensagem informando mudança de número;
  • Suspeite de pedidos de empréstimo com urgência para contas de terceiros;
  • Evite expor informações pessoalmente identificáveis nas redes sociais;
Fonte: Oito Meia
Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas