A construção do Hospital de Câncer de Araripina, a reabertura da superintendência do Incra em Petrolina e a extensão do programa Leite para Todos foram destacadas pelos parlamentares na reunião plenária da última terça-feira (12).
A reunião também teve a aprovação em segundo turno de política estadual para cannabis medicinal e a continuação do debate sobre mudanças nas escalas de trabalho.
Hospital do Câncer no Sertão
Roberta Arraes (PP) celebrou, no seu discurso, a construção do Hospital do Câncer no Sertão do Araripe. Segundo a deputada, a iniciativa representa sinônimo de amor e esperança, destacando que o hospital tem o potencial de transformar a realidade da cidade de Araripina e de toda a região do sertão do Araripe.
Roberta contextualizou os avanços já obtidos na saúde local, mencionando que Araripina conta atualmente com 20 leitos de UTI geral, 20 leitos de UTI pediátrica e 10 leitos de UTI neonatal.
Ela relembrou, ainda, que foi tocada pela demanda da criação durante a pandemia. O projeto do hospital oncológico no Sertão permitirá que os pacientes possam ser atendidos em suas próprias regiões, diminuindo o sofrimento de ter que viajar grandes distâncias para o tratamento.
“Hoje, temos mais de 2.500 pacientes que saem todos os meses do Sertão do Araripe e se dirigem ao Recife e a outras cidades em busca de tratamento oncológico. Queremos descentralizar esses serviços, e contamos com o apoio da governadora e do Governo Federal para que tudo isso possa acontecer.”
Roberta Arraes citou que o projeto conta com parcerias fundamentais, com o apoio do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) e a colaboração do Hospital Santa Maria de Araripina, administrado pelo Instituto Medianeiras da Paz.