A Prefeitura de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realizou nesta quinta-feira, 15 de janeiro, na sede da secretaria, uma reunião com mais de 20 tratoristas do município para discutir e planejar as arações de terra referentes ao ano de 2026, contemplando tanto a região da serra quanto do sertão.
O encontro contou com a participação dos tratoristas, da equipe técnica da pasta gerida pelo secretário de Agricultura, Fernando Cícero, com coordenação de Erivan Ramos, e com a presença do prefeito Dr. Corinto Matos, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura e o apoio direto ao homem e à mulher do campo.

Durante a reunião, o empresário Camilo, representante da empresa vencedora do processo licitatório para execução das arações, destacou a importância do momento de diálogo e alinhamento com os tratoristas do município.
“É uma reunião muito proveitosa, onde tivemos a presença de mais de 20 tratoristas. A expectativa é que a gente consiga fazer um serviço ainda melhor do que o ano passado, que já foi muito bom. A previsão é que aumente a quantidade de terra arada, e que a empresa possa executar um serviço de qualidade para a população”, afirmou Camilo.
Segundo ele, a expectativa para este ano é bastante positiva. “Nossa estimativa é que ultrapasse as 5 mil tarefas aradas, mas isso vai depender das condições de chuva. Se o inverno ajudar, esse número pode ser ainda maior”, completou.

O coordenador de Agricultura, Erivan Ramos, avaliou a reunião como extremamente positiva e destacou o avanço já alcançado com o cadastramento dos agricultores.
“Foi uma reunião satisfatória com os tratoristas, com a presença do prefeito municipal, onde já foram autorizados 23 tratoristas, que a partir da manhã já começam a trabalhar no campo. Hoje já contamos com 704 cadastros, com tendência de chegar rapidamente a 850, que é a estimativa do município. É com muita gratidão que damos início a esse trabalho, valorizando nossos agricultores e acreditando que, com a ajuda de Deus, teremos uma boa colheita e um bom inverno”, destacou.
Erivan também explicou como está sendo feita a divisão das arações: “São cinco tarefas por agricultor. Em residências com casal, apenas um é beneficiado; já em casas com casal e filhos maiores, o casal e os filhos maiores podem ser contemplados”, esclareceu.

O prefeito Dr. Corinto Matos ressaltou que o diálogo constante com tratoristas e produtores é fundamental para o sucesso da ação.
“Esse trabalho é realizado todos os anos pela nossa gestão com planejamento, responsabilidade e respeito pelo povo. As arações de terra que acontecem desde 2021 são um incentivo direto à produção rural e ao fortalecimento da agricultura familiar, garantindo mais renda e desenvolvimento para Marcolândia”, afirmou.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Júnior de Mário, Chaguinha, Dibá, Luiz Carlos e Marcos Josias. Também participaram o vice-prefeito Valmir de Juraci, o secretário de Administração Paulão, a vice-presidente do STR Jacirlene Lopes, o presidente do STR Douglas Silva, além do líder político Chico Joaquim.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento informa que as inscrições para as arações de terra tiveram início na última segunda-feira, 12 de janeiro, e seguem até o dia 23 de janeiro, no horário das 08h às 13h, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, localizada em frente à Auto Escola Paraíso.
Para efetuar a inscrição, os produtores rurais devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, CAF e comprovante de votação.
A gestão Amor e Respeito pelo Povo segue investindo na agricultura como eixo essencial de desenvolvimento, geração de renda e valorização do produtor rural marcolandense.
Mais fotos









