
O Piauí, especialmente a região da bacia hidrográfica do Rio Parnaíba, está entre as áreas do Nordeste que devem enfrentar chuvas intensas nos próximos meses, segundo alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Durante reunião virtual realizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) nesta quinta-feira (13), órgãos federais e estaduais discutiram ações de mitigação e resposta a desastres, com foco no fortalecimento das defesas civis locais.
A coordenadora-geral de Gestão de Processos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Júnia Ribeiro, destacou a atuação da Defesa Civil Nacional no Piauí. “Com a equipe do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), estaremos presencialmente no Piauí, reforçando o compromisso de capacitar gestores e estruturar as defesas civis municipais para uma resposta eficiente”, afirmou.
Teresina–PI e São Luís–MA também estão em alerta para chuvas acima da média. O monitoramento constante e a implementação de medidas preventivas são essenciais para reduzir os impactos de inundações e deslizamentos. Enquanto isso, outras áreas do Nordeste, como o semiárido, podem enfrentar estiagem, exigindo reforço na Operação Carro-Pipa.
A Defesa Civil Nacional também anunciou a expansão do sistema Defesa Civil Alerta para o Nordeste, incluindo o Piauí, com treinamentos para agentes locais a partir do próximo mês. A iniciativa visa garantir respostas rápidas e coordenadas diante de eventos climáticos extremos.