22.8 C
Picos

Recursos destravados, acordos: como caravana auxilia prefeitos do Piauí

#

Um potencial turístico do município de Marcolândia, localizado a 400 km de Teresina, pode estar mais perto de sair do papel. Nesta quinta (20), o vice-prefeito Valmir de Juraci, esteve presente na Caravana Federativa onde dialogou com representantes do Ministério do Turismo sobre a Trilha Turística de Marcolândia. Ele conta que o projeto foi feito pela prefeitura em parceria com o Sebrae, mas que agora existe uma expectativa maior de que saia do papel.

“Nós temos um projeto lá muito importante que é a Trilha Turística do nosso município, então nós estivemos aqui vendo a situação, nós já temos essa iniciativa dessa trilha turística e vamos levar mais informações, reforçar mais para que a gente possa fazer mais turismo lá no nosso município. Repassaram que nós precisamos atualizar no site do governo [as informações] para nós não sairmos desse projeto que nós já temos”, explicou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Vice-prefeito de Marcolândia

Assim como o vice-prefeito de Marcolândia, diversas gestores municipais como prefeitos, secretários e vereadores têm participado da Caravana Federativa, que é uma iniciativa do Governo Federal, para facilitar o acesso dos serviços aos municípios.

Cerca de 40 órgãos do governo participam com stands para atendimento aos gestores, no Centro de Convenções de Teresina. A caravana teve início nesta quinta (20) com uma solenidade de abertura que contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, e vai encerrar nesta sexta (21) com a presença do presidente Lula e outros dez ministros.

O prefeito de Coivaras, Marcelino Almeida, contou que uma dúvida sobre a aplicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o levou até o local. Ele também falou que o evento é uma boa oportunidade para que os municípios se aproximem das políticas do poder executivo federal, que por vezes se tornam menos acessíveis por conta da dificuldade de chegar aos gestores em Brasília.

“Muitos prefeitos, muitos secretários, muitas liderança, muitos vereadores às vezes não podem irem a Brasília e às vezes o ministério é distante do outro. Então aqui está reunido um conglomerado de ministérios, você poderá tirar todas as suas dúvidas de convênios que às vezes só pelo telefone ou às vezes pelo parlamentar não é possível. No nosso caso, a gente tinha uma dúvida aqui sobre um convênio nosso do FNDE e em pouco tempo a gente tirou a dúvida e estar saindo daqui com o problema resolvido”, comemorou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Prefeito de Coivaras

Além da busca de informações, a liberação de recursos e o firmamento de convênios e parcerias têm sido celebrados não só pelos prefeitos, mas por órgãos como a Caixa Econômica Federal. O vice-presidente de Governo da Caixa, Tiago Cordeiro, está em Teresina e contou que nesta quinta (20) foram assinados contratos com municípios.

“Hoje assinamos alguns contratos com alguns prefeitos, isso faz com que a gente esteja cada vez mais perto das prefeituras, que a gente faça com os recursos cheguem de forma mais rápida, que as obras andem mais rápidas também para o que é mais importante aconteça, que são os equipamentos públicos da população”, citou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Vice-presidente de governo da Caixa

A Caixa é o banco responsável por administrar repasses do Governo Federal para os estados e municípios em setores como saneamento, educação infantil, saúde, agricultura. Além disso, o banco oferece linhas de crédito para os municípios.

“Uma linha que é com FGTS, ela pode destinada para mobilidade, pra saneamento, coisas específicas para a melhoria da cidade, e temos o que é uma linha em que a gente pode aplicar em diversos setores de acordo com o planejamento do município. É uma linha não específica, a prefeitura pode definir no momento da aplicação onde ela vai aplicar desde que seja pra despesa de capital”, explicou.

A Controladoria Geral da União (CGU) também está com stand oferecendo orientações sobre programas e orientações da pasta aos gestores municipais. O órgão tem como uma de seus objetivos fiscalizar a aplicação de recursos públicos federais, e muitas vezes, problemas nas prefeituras incorrem em aplicações incorretas, como explica o superintendente da CGU no Piauí, Hélio Benvindo.

“A gente vê problemas em processo licitatório, na execução do objeto contratado, às vezes uma qualidade insatisfatória, às vezes um preço não adequado, isso é um problema bem recorrente, isso quando envolve contratação, mas também tem aqueles serviços de Saúde da Família, da educação também, no transporte escolar, problemas na merenda escolar, etc”, disse.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Superintendente da CGU no Piauí

A Caravana Federativa também conta com espaços de palestras, e encerrará sua programação na sexta-feira (21), com a presença do presidente Lula e de pelo menos 10 ministros do governo federal. A edição do Piauí é a 10ª. A iniciativa já percorreu outros estados e pretende concluir nas 27 unidades federativas do Brasil.

Fonte: Cidade Verde por Roberto Araujo

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas