23.7 C
Picos

Rafael Fonteles se reúne com nova secretária e coloca meta para Mineração

#

O governador Rafael Fonteles esteve reunido com a nova secretária de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis, Paula Sampaio, na noite desta terça-feira (14), no Palácio de Karnak. Na oportunidade, os gestores trataram sobre as ações que serão feitas pela pasta potencializar o setor.

Rafael Fonteles destacou que a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer) cuida de um setor muito especial, que é a energia limpa (solar e eólica), como também do potencial mineral do estado, ainda é muito pouco utilizado. “O Piauí tem um potencial enorme na área do ferro, do níquel, do calcário. Essa secretaria faz a interlocução entre o setor das energias limpas, o setor da mineração e o poder público para garantir que esses investimentos aconteçam de forma adequada, sem impacto ambiental, sem conflitos sociais”, comentou o gestor.

O governador enfatizou que a Sedramer, junto com a Investe Piauí, vai ser um catalisador pra trazer mais investimentos.

“Temos a maior usina solar da América Latina, localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no extremo sul do estado, e temos também o terceiro maior parque eólico do Brasil, portanto, somos referência neste setor, quanto mais agora, neste cenário atual, de valorização de energia limpa. Portanto, o nosso estado tem como se destacar, cada vez mais, no cenário internacional”, disse.

O governador ressaltou que na mineração, o Piauí tem o ferro em Paulistana, São Raimundo Nonato e Piripiri, o níquel em Capitão Gervásio Oliveira e também as minas de calcário que são importantes para o agronegócio em Antônio Almeida, Santa Filomena, Curimatá e Júlio Borges. “Portanto, temos potencial mineral muito forte que pode gerar renda e emprego para o nosso povo”, disse o governador.

Paula Sampaio reafirmou o compromisso em cumprir as metas apresentadas pelo governador e garante que o Piauí é, de fato, um grande referencial em energias renováveis. “Com muito trabalho e sempre pensando no futuro para o desenvolvimento do Piauí, vou seguir trabalhando para desenvolver o estado”, disse.

O secretário de Planejamento Washington Bonfim, que também participou da reunião, disse que as energias renováveis já transformam a realidade do Estado e a mineração, com toda certeza, vai mudar o papel do Piauí no contexto geral das comodities no país.

Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas