34.6 C
Picos

Rafael e Wellington realizam ´Abraço da Independência` em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil

#

Eles reafirmaram os valores democráticos e o compromisso de cuidar e promover a independência do povo brasileiro e piauiense

Em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, os candidatos do PT a governador, Rafael Fonteles, e a senador, Wellington Dias, realizaram um “Grande Abraço da Independência”, no Parque Lagoas do Norte, zona norte de Teresina, no feriado desta quarta-feira, 7 de setembro.

“Estamos aqui, no Dia da Independência do Brasil, na zona norte de Teresina, junto com centenas de família, celebrando esse momento, reafirmando os valores democráticos e, principalmente, o cuidado com todos e todas”, disse Rafael Fonteles.

Durante o evento, as crianças Thomaz e Heloísa leram o “Estatuto do Futuro”, que é uma forma sintética de mostrar, na visão e na voz dessas crianças que são o futuro do Brasil, os principais compromissos do plano de governo do Time do Povo para um futuro melhor para o Piauí. Thomaz é um dos três filhos do candidato a governador do PT.

Segundo o candidato a governador, o povo do Brasil e do Piauí ainda precisa de muita independência para estudar, para trabalhar, para viver com dignidade. “Por isso que estamos aqui hoje, reafirmando esse compromisso com um futuro melhor para todo o povo do Piauí e do Brasil”, afirmou Rafael Fonteles

O candidato a governador do PT ainda ressaltou que neste Dia da Independência é importante homenagear os bravos heróis piauienses que lutaram pela independência do Brasil na Batalha do Jenipapo.

“Este é um momento simbólico da nossa caminhada. Fizemos o resgate da nossa bandeira aqui no Piauí para mostrar para todos que a independência do Brasil dessa tragédia que é o governo Bolsonaro é uma independência para o Piauí e para todos e todas. E que ninguém pode se apropriar da bandeira do Brasil, que pertence ao povo”, falou Rafael.

Para o candidato a senador Wellington Dias, hoje é um dia para conclamar os piauienses e os brasileiros a lutarem por um Piauí e um Brasil melhor, de mais respeito a todos e todas.

“Nesse 7 de setembro, nos reunimos aqui com o povo de Teresina, no Parque Lagoa do Norte, e aqui comemoramos os 200 anos da Independência do Brasil, com as famílias, com as mulheres, com as crianças e com todas as classes sociais, do campo e da cidade. E reafirmamos o nosso compromisso com os ideais da independência, com a liberdade, com a democracia”, disse o candidato a senador do PT.

Wellington também destacou a bravura do povo Piauí na luta pela independência do Brasil e, ao final do evento, convidou os presentes para rezarem a oração do Pai Nosso em memória dos heróis que morreram lutando pela Independência do Brasil.

A Batalha do Jenipapo marcou a luta pela Independência do Brasil

A Batalha do Jenipapo, que ocorreu no dia 13 de março de 1823, foi uma batalha decisiva para a independência do Brasil, por isso mesmo ganhou reconhecimento no calendário nacional. Na oportunidade, cearenses e maranhenses se juntaram ao povo do Piauí, nessa importante data histórica, para lutar contra as tropas portuguesas, lideradas pelo Major João José da Cunha Fidié.

O conflito, ocorrido às margens do rio Jenipapo, na Vila de Campo Maior, foi um dos mais violentos e sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, deixando um saldo expressivo de mortos e feridos de ambos os lados. Na ocasião, os brasileiros perderam a batalha, mas não a guerra da Independência.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas