segunda-feira, 20 setembro 2021
Últimas
Casa / Outros destaques / Quase 10% da população do Piauí possui alguma deficiência, diz IBGE

Quase 10% da população do Piauí possui alguma deficiência, diz IBGE

O Piauí é o quinto estado com maior índice de pessoas com deficiências, de acordo com o Plano Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um percentual de 9,7% da população com deficiência.

O índice do estado é superior à média brasileira, em que aproximadamente 8,4% dos habitantes possuem deficiência. Possuem taxas superiores ao Piauí os estados de Sergipe (12,3%), Paraíba (10,7%), Ceará (10,6%) e Bahia (10,3%).

Segundo o levantamento realizado em 2019 e divulgado nesta quinta-feira (26), cerca de 309 mil brasileiros com dois anos ou mais possuem alguma deficiência visual, auditiva, motora, mental ou intelectual.

De acordo com o supervisor de disseminação de informações do IBGE no Piauí, Eyder Mendes, o alto índice no estado pode ser associado à renda per capita de moradores da região.

Mapas em relevo ajudam crianças com deficiência visual a aprender geografia — Foto: Arquivo/Fundação Dorina Nowill

Mapas em relevo ajudam crianças com deficiência visual a aprender geografia — Foto: Arquivo/Fundação Dorina Nowill

“Os estados do Norte e do Nordeste apresentam índices maiores que a média do país, isso está relacionado à renda de parte das famílias destas localidades, que influencia, por exemplo, na alimentação de crianças, jovens e adultos, e também no acesso à informação e saúde básica”, informou o supervisor.

Conforme o levantamento, o número de deficientes avança de forma proporcional à idade. Entre crianças piauienses de 2 a 9 anos, 1,9% possuem alguma deficiência. No entanto, entre as pessoas com 60 anos ou mais de idade, o percentual alcança quase um terço do total de habitantes: 29,3%.

Entre crianças piauienses entre 2 e 9 anos, 1,9% possuem alguma deficiência — Foto: Divulgação/IBGE

Entre crianças piauienses entre 2 e 9 anos, 1,9% possuem alguma deficiência — Foto: Divulgação/IBGE

Além disso, o Plano Nacional de Saúde também constatou que 44,3%, ou seja, quase metade da população idosa do Piauí, foi diagnosticada com catarata em pelo menos um dos olhos.

Assim, o estado ocupa a segunda posição, no ranking de unidades federativas do Brasil, com mais incidência da doença.

Em relação ao número de mamografias feitas no estado, menos da metade (45,6%) das mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, realizaram o exame.

Fonte: G1 Piauí

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

Criminosos amarram dentista na própria casa e roubam carro da vítima em município do Piauí

Dois homens armados amarraram um dentista na sua própria casa e roubaram o celular e …