33.7 C
Picos

Psicólogo piauiense relata sua vitória contra a Covid-19 em livro

#

Imagine passar pela experiência de alguém que foi ao hospital com falta de ar e logo diagnosticado com o novo coronavírus. Depois dias e dias de UTI, medicações e a expectativa de melhora. Uma experiência dolorosa, mas que pode ser ressignificada e levada à diante como um ensinamento positivo.

Foi o que fez o psicólogo Rodrigo Lopes, que contou a própria história de superação. Após vencer a doença que causa a maior pandemia da história moderna, ele escreveu o livro “Sobrevivência e Superação à Covid-19”. Essa é a primeira publicação sobre a doença no Piauí e uma das primeiras no Brasil.

Rodrigo Lopes, psicólogo 

A experiência pessoal de Rodrigo foi base para a produção literária. “Esse livro foi escrito após eu imaginar como seria importante meu relato para pessoas que estão passando pela Covid-19, ou que tiveram perdas dentro dessa realidade. Escrevi tudo baseado em perspectivas psicológicas, em midnfulnes. Toda essa realidade pode ser trabalhada para facilitar a superação da doença”, explica o autor.

O início da doença foi uma surpresa para Rodrigo, que ficou mais de um mês internado. “Eu estava em casa e acreditava que era uma sinusite. Foi bem no início. Quando fui buscar o celular eu já estava sem conseguir respirar. Minha esposa, que é médica, viu que eu não estava nada bem e fui para o hospital. Fui internado e passei 38 dias lá dentro, 17 entubado. Tive várias situações de risco de vida. Mas tô aqui contando a história”, acrescenta Rodrigo Lopes.

Psicólogo indica a auto-hipnose

Rodrigo Lopes é psicólogo clínico e atua nas áreas de terapia cognitivo-comportamental e hipnose. O psicólogo acredita que a técnica pode ser benéfica para o combate à doença. “Sou praticante de auto-hipnose há 15 anos. Um amigo mandou uma hipnose, para mim, através de um áudio de WhatsApp, quando eu estava entubado. Assim que ouvi eu tive algumas reações de melhora lá dentro”, revela.

Rodrigo explica que as pessoas devem estar preparadas para o pós-pandemia. “Nós estamos em uma situação que a pandemia afeta muito as pessoas. Mas tem um quadro mais significativo, não só para quem está com covid como o pós-covid também. O chamado transtorno de stress pós-traumático é uma realidade”, finaliza.

Brasil tem mais de 5 milhões de pessoas curadas

O levantamento do Ministério da Saúde aponta que o Brasil já chegou ao número de 5.028.216 pessoas recuperadas da doença. No mundo, estima-se que mais de 31,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram, dentro de um universo que ultrapassou a marca de 47,3 milhões de casos globais.

A média mundial de pessoas recuperadas é de 66,5%; no Brasil esse número é de 90,3%. O Brasil ocupa a 2ª posição entre os países do mundo que mais recupera pessoas infectadas do novo coronavírus, ficando atrás da Índia e seguido pelos Estados Unidos.

O monitoramento da Universidade Johns Hopkins indica que já ocorreram, aproximadamente 1,2 milhão de mortes em todo o mundo. O número de pessoas infectadas no Brasil desde o início da pandemia soma 5.566.049. No último levantamento, foram notificados 11.843 novos diagnósticos positivos de infecção pelo novo coronavírus.

Os casos e mortes são menores nos domingos e segundas-feiras em função da limitação de sistematização dos dados e alimentação do painel do Ministério da Saúde pelas secretarias estaduais aos fins de semana.

Já às terças-feiras os números diários tendem a subir pelo acúmulo de casos do fim de semana reportado neste dia. Durante a semana, com o feriado de Finados (2) houve também uma redução do envio de registros pelas autoridades estaduais de saúde.

Fonte: Meio Norte

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas