Professores de Belém do Piauí recebem capacitação em educação ambiental

Recentemente, a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, promoveu uma capacitação para professores sobre o temática ambiental. O objetivo, é fornecer informações e ferramentas para os professores poderem ensinar de forma mais efetiva sobre questões ambientais para os alunos.

Desenvolvidos durante os dias 28 de fevereiro, 1, 2, e 3 de março, no auditório da Escola Monte Sinai, os cursos foram voltados para gestores e técnicos administrativos escolares, e professores da Educação Infantil, Fundamental nos anos iniciais, e Fundamental nos anos finais.

A capacitação foi ministrada pelo engenheiro-agrônomo, Thomas Pedro Sá e Silva, especialistas em meio ambiente e abordou temas como “A importância da educação ambiental no contexto escolar: ensinando a preservar o meio ambiente”, “Multiplicadores da esfera ambiental na educação infantil”, “Multiplicadores da esfera ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental”, e Multiplicadores da esfera ambiental nos anos finais do ensino fundamental”.

Os professores também foram orientados sobre como incluir esses temas nas disciplinas que lecionam, para integrar o aprendizado sobre o meio ambiente na rotina escolar, onde tiveram a oportunidade de trocar experiências e ideias entre si, aprimorando ainda mais seus conhecimentos.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, que esteve presente durante a capacitação, destacou que a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente com a Educação, é uma demonstração do comprometimento do poder público com a educação ambiental e a preservação do meio ambiente. “Com o conhecimento adquirido, os professores poderão inspirar seus alunos a se tornarem cidadãos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente, contribuindo para a formação de uma sociedade mais sustentável.” Disse.

O secretário de Meio Ambiente, Ronnie Vieira, disse que a capacitação foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e aprimoramento profissional para os educadores. “A iniciativa fortalece o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo de maneira significativa para a formação de um cidadão consciente e protagonista das mudanças necessárias à sua realidade”, relatou.

Fotos;