28.2 C
Picos

Produção de tomate ganha destaque e garante renda de produtores em Caridade do Piauí

#

município de Caridade do Piauí, tem se destacado nos últimos tempos pela produção de tomates, alguns agricultores locais tem se dedicado a essa hortaliça por ter um ciclo de produção ágil e ter retorno econômico para o plantio.

O agricultor Francivelton dos Reis Moraes é um dos produtores de tomate. Ele falou que no município o cultivo de tomate é feito em pequenas áreas às margens das represas das barragens da sede, povoado Ingazeira e sítio Garapa.  com isso, o sistema usado para irrigação é feito através de gotejamento, a variedade de tomate mais cultivada é do tipo TY.

Para o preparo das terras os agricultores contam com o apoio do Governo Municipal na disponibilidade dos equipamentos agrícolas, recebem também apoio de caminhões do município para as diversas atividades que se fizerem necessárias para auxiliar na cultura.

“Uma das maiores adversidades enfrentadas pelos produtores do município de Caridade-Pi é o fato dos reservatórios serem de pequeno porte, fator que tem impedido a cultura de se expandir no município. Apesar das dificuldades do alto custo de produção, irregularidades climáticas e a limitação dos recursos hídricos, a produção de tomate no município vem se destacando, tendo sua produção vendida para o comércio de capitais e cidades tais como: Teresina-Pi, São Luís- Ma, Imperatriz-Ma, Juazeiro- Ba entre outras”, afirmou o produtor Francivelton.

A produção de tomates gera bastante renda para o município de Caridade do Piauí, pois durante o clico de produção e colheita é necessário de mão de obra constante, gerando assim uma renda extra para os trabalhadores rurais.

Francivelton fala que “a expectativa dos produtores da cidade é que sejam destinados recursos ao município para investimentos em barragens e outros recursos hídricos que possam proporcionar garantias para um aumento de áreas à serem cultivadas com tomate e até outros tipos de culturas, a gestão do município tem se comprometido em ir em busca desses investimentos”.

Atualmente a produção de tomates possuem 15 produtores locais e vem contando com ajuda da Prefeitura Municipal que tem à frente o prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, como é mais conhecido.

Fonte: Por Paloma Sene / Estagiária do portal Cidades em Foco

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas