24.5 C
Picos

Prefeitura de Vera Mendes — PI oferece dia lazer e inclusão para pessoas com deficiência auditiva

#

Com o objetivo de proporcionar a inclusão social, acolher e conceder os direitos garantidos, a Prefeitura de Vera Mendes — PI, gestão “União, Trabalho e Transparência”, do prefeito Dr. Carlim, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu, nesta terça-feira, 23, um dia de lazer para as pessoas deficientes do município.

A ação, que visa, ainda, proporcionar um momento de lazer, diversão e fortalecer os vínculos comunitários as pessoas surdas, foi realizado no Complexo Tibungo Park Aquático, localizado às margens da Barragem do Estreito, na cidade de Francisco Macedo — PI.

Realizado de forma estratégica, democratizando o acesso às atividades, utilizando o momento lúdico como ferramenta, o evento contou com uma roda de conversas, momentos de aprendizados com uma rápida introdução a Língua Brasileira de Sinais — LIBRAS, o aprimoramento dos sinais com significados de objetos, animais, cores e músicas.

Na ocasião, o momento foi conduzido pela professora de Libras, Zilma Carvalho, pelo docente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ipiranga do Piauí — APAE, e pela aluna do Atendimento Educacional Especializado, Graciela, e contou com a participação do prefeito Dr. Carlim, da primeira-dama e secretária de assistência social, Domingas Edna, o vice-prefeito Valderito Martins, da assistente Social, Jaqueline, e do público alvo, dentre outros.

O prefeito de Vera Mendes — PI, Dr. Carlim, falou sobre a iniciativa. “Não só como fez parte do nosso programa de governo durante a nossa campanha quando defendemos, mas também hoje é uma realização de um grande sonho, em reunir todas as pessoas com deficiência auditiva do nosso município, pela integração e socialização dessas pessoas em um ambiente propício.” Disse.

Dr. Carlim destacou, que a gestão continuará promovendo implementações de políticas públicas voltadas a pessoas com deficiência. “Pelo que foi vivenciado durante o passeio, percebemos também da grande necessidade de realizarmos implementações de políticas públicas voltadas a essas pessoas com deficiência no nosso município, portanto, quero afirmar que ações como essas serão realizadas por muitas e muitas vezes no decorrer da nossa gestão.” Enfatizou.

A professora de Libras, Zilma Carvalho, que esteve participando da ação, destacou que o projeto busca a socialização das pessoas com a sociedade. “Hoje foi realizado um encaminhamento das pessoas que possuem surdes que possuem dificuldade de aprendizado, por meio um projeto a assistência social, idealizado pelo prefeito Dr. Carlim, para realizar a integralização dessas pessoas na comunidade, através do ensinamento da Língua Brasileira de Sinais — LIBRAS. Durante a iniciativa de socialização tivemos um pouco do conhecimento da prática de como trabalhar com Libras, para que essas pessoas não se sintam excluídas da sociedade, de modo que eles possam interagir e que haja comunicação com os ouvintes.” Frisou.

Domingas Edna, secretária de Assistência Social de Vera Mendes, falou sobre o intuito da ação. “Nosso intuito é proporcionar um momento de distração para esse público, buscando a interação e integração com a sociedade. Foi um dia muito divertido, e a gente pode comprovar que a integração foi muito sensacional, e esperamos poder realizar momentos como esse mais vezes.” Disse.

A assistente Social, Jaqueline Borges, enalteceu a realização da iniciativa, e parabenizou o prefeito Dr. Carlim pela ação. “Estamos realizando um importante evento de inclusão social das pessoas com deficiência, onde pudemos interagir com eles, trazendo uma introdução de libras, um dia lúdico com vária atividades com foco no lazer e a integração desse público tão importante para a sociedade. Gostaria de parabenizar a gestão do prefeito Dr. Carlim, por ter essa atenção especial, e que ações como essa virem tradição no nosso município.” Disse.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas