30.4 C
Picos

Prefeitura de Vera Mendes garante estabilidade ao Garantia-Safra e inicia pagamento da contrapartida pelo segundo ano consecutivo

#

A Prefeitura de Vera Mendes — PI, através do prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, deu início ao pagamento da contrapartida do Garantia-Safra 2022/2023, programa criado pelo Governo Federal para auxiliar agricultores familiares em regiões que sofrem com a estiagem ou excesso de chuvas.

Matéria relacionada — Vera Mendes mantém benefício do seguro safra para agricultores pelo segundo ano consecutivo

O programa Garantia-Safra tem como intuito garantir a segurança alimentar e a renda de agricultores familiares em períodos de perda de safra, oferecendo um auxílio financeiro para os que aderem ao programa. Para isso, é necessária a adesão dos governos municipais, estaduais e federal, que contribuem com uma parcela do valor do benefício.

Para o agricultor poder participar do programa, é necessário que o município onde ele vive adira ao programa e pague uma contrapartida, a qual é de responsabilidade da prefeitura. Em Vera Mendes — PI, a contrapartida foi de R$ 72,00 por agricultor, dividas em seis parcelas, totalizando um valor de R$ 36.470,00, e o Estado e a União complementam com o restante.

A secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Geania Sousa, disse que o pagamento da contrapartida mostra o cuidado da gestão com os agricultores. “A contrapartida do Garantia-Safra é fundamental para garantir que os agricultores familiares tenham acesso ao benefício em caso de perda de safra. Além disso, o pagamento dessa contrapartida é uma demonstração do compromisso do governo com o setor agrícola e com o desenvolvimento sustentável das regiões rurais, contribuindo para a geração de empregos e o fortalecimento da economia local.” Disse a Secretária de Agricultura.

Prefeitura de Vera Mendes — PI realizará I Encontro de Agricultores;  confira a programação! - Info Newss

O pagamento da contrapartida é uma importante iniciativa da Prefeitura de Vera Mendes, uma vez que garante a continuidade do programa no município e auxilia agricultores familiares que dependem da agricultura para sobreviver. A medida também contribui para a economia local, uma vez que os agricultores podem investir o dinheiro recebido na compra de insumos e equipamentos, gerando empregos e movimenta a economia da região.

Programa da prefeitura beneficia Agricultores com a entrega de sementes,  mudas, aração de terras e acompanhamento especializado – Prefeitura de Vera  Mendes

Além disso, a prefeitura de Vera Mendes investe em outras ações para fortalecer a agricultura familiar no município, como a oferta de aração de terras, e assistência técnica aos agricultores. O que demonstra a preocupação com os agricultores familiares do município e o compromisso em garantir o acesso a políticas públicas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população rural.

Programa da prefeitura beneficia Agricultores com a entrega de sementes,  mudas, aração de terras e acompanhamento especializado – Prefeitura de Vera  Mendes

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas