No mês de maio, no qual é difundida a campanha “Faça Bonito”, — Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Município de Massapê do Piauí promoveu diversas ações de enfrentamento e combate à violência.
Em Massapê, a campanha é promovida pela Prefeitura Municipal através das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, em parceria com entidades de proteção dos direitos das crianças e adolescentes, como o Conselho Tutelar, CMDCA, NUCA e a Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

A mobilização cujo intuito é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa para o enfrentamento da temática, teve sua programação iniciada ainda no começo da semana com a promoção de palestras e rodas de conversas nas escolas, distribuição de cartazes, publicação de vídeos nas mídias sociais, mobilização social e conversas na rádio.
Nesta quarta-feira, dia 18 de maio, data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi realizado o ponto alto da campanha, com uma Caminhada que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade.

A mobilização contou com as presenças de autoridades municipais, profissionais das pastas, alunos de escolas da rede municipal de ensino, professores, conselhos municipais, adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.
Portando balões, a flor símbolo da campanha, cartazes e vestidas de amarelo e laranja, cores do 18 de maio, e distribuindo panfletos, os participantes saíram em caminhada pelas ruas da cidade, alertando para a importância e necessidade do enfrentamento à violência sexual praticada contra o público infantojuvenil.

Finalizando a caminhada, todos os presentes participaram de uma solenidade na praça central. Na ocasião, foi realizada uma apresentação feita pelo grupo de adolescentes Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, e os assistentes sociais do Centro de Referência em Assistência Social do município, Sidney Eduardo e Conceição Carvalho, repassaram informações sobre o assunto.
Além disso, os conselheiros tutelares Jessica Dias e Expedito da Costa, discursaram e abordaram sobre o papel do órgão em garantir a proteção dos Jovens e adolescentes do município.
Vale ressaltar, que as ações da campanha seguem nesta sexta-feira, dia 20 de maio, com realização de uma capacitação sobre a temática.
Sobre o Maio Laranja
A Lei 9.970/2000 institui o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data simboliza a morte trágica de Araceli Crespo, que quando tinha 8 anos, em 18 de maio, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória, no Estado do Espírito Santo.
A cor é inspirada na flor laranja da gérbera, muito conhecida no Brasil, simboliza a vulnerabilidade e fragilidade da criança. Cada vida importa, cada criança e cada adolescente deve ser protegido de todas as formas violências. Não se pode normalizar a violência sexual. Toda pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar de violências contra crianças e adolescentes deve denunciar. Proteger é responsabilidade de todos.
Fotos;










































































