30.4 C
Picos

Prefeitura de Marcolândia promove 9ª Conferência Municipal de Saúde para discutir políticas públicas

#

A Prefeitura Municipal de Marcolândia — PI, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira, dia 14 de março, a 9ª Conferência de Saúde. O evento contou com a participação de autoridades locais, profissionais de saúde, representantes da sociedade civil e usuários do sistema de saúde.

Com o tema, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia — amanhã vai ser outro dia”, a conferência visa discutir a situação de saúde da população, levantando problemas e propondo solução para a formulação de políticas públicas que garantam o acesso integral e de qualidade aos serviços.

Abrindo oficialmente o evento, representante do Conselho Municipal de Saúde, Irenilda Carvalho, destacou que a conferência é uma oportunidade para a população participar ativamente da discussão e definição de políticas públicas para a saúde. “O nosso objetivo é promover uma gestão democrática e participativa, que possibilite a construção de um sistema de saúde mais humano e acessível para todos”, disse.

Em seguida, o Nutricionista e coordenador do Núcleo de Apoio a Saúde da Família — NASF, Severiano Gomes, realizou a leitura do regimento Interno da conferência para todos os presentes.

A secretária Municipal de Saúde, Domitilia Alencar, ressaltou importância do evento para a construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente para todos os cidadãos do município. “A conferência é um momento de diálogo e reflexão, que possibilita a construção coletiva de soluções para os desafios que enfrentamos na área da saúde”, afirmou.

O vice-prefeito, Valmir de Juracy, falou da relevância do Sistema Único de Saúde e dos esforços do município por uma saúde de qualidade. “Reafirmo a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a garantia do direito à saúde de todos os cidadãos. Em nosso município, temos nos esforçado para garantir uma saúde de qualidade para a população, com atendimentos e serviços gratuitos e universais.” Relatou.

Além disso, também recorreram à palavra, o secretário de Assistência Social, Birica, secretário de Administração e Finanças, Paulo Pinheiro, e a vereadora, Lanja Nobre, onde relataram que a conferência municipal é um importante espaço para a discussão e elaboração de propostas para a área da saúde.

Por meio de um vídeo, o prefeito Dr. Corinto Matos, que não pode estar presente devido a uma agenda administrativa, gravou um vídeo e também deixou uma mensagem aos participantes. “Infelizmente não pude estar presente nesse momento tão importante que é a conferência de saúde, uma oportunidade de discutir e debater os interesses e os avanços da saúde municipal. Tenho certeza da competência de toda equipe que faz a saúde de Marcolândia, e acreditamos em vocês e sei que evoluiremos cada vez mais. Encontramos dificuldades, pois a saúde é uma pasta muito complexa, sendo a maior demanda do município, mas evoluímos, e os indicadores comprovam isso. Recebemos o município com atenção primária abaixo do necessário, e hoje já estamos entre os melhores do estado.” Enfatizou o gestor.

Na oportunidade, a palestra magna foi ministrada conferencista, Conceição Portela, que abordou a temática geral, explanando sobre a integralização do Sistema Único de Saúde na garantia do direito à saúde, e a participação da comunidade na construção de políticas de saúde.

Logo após a palestra foi feita a divisão em quatro grupos para que fosse realizada a discussão dos eixos temáticos seguido da apresentação e aprovação das metas apresentadas.

Por fim, foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Regional de Saúde, sendo eles, Douglas de Araújo, Irenilda Alves, Maria Elisfatima, Monica Rodrigue, Severiano Gomes e Iran Jacinto, e realizado a entrega de certificados.

Fotos;

Com informações da ASCOM — Fotos: Iago Raphael

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas