31.2 C
Picos

Prefeitura de Francisco Macedo — PI realiza Vacinação Antirrábica e imuniza mais de 600 animais

#

Dando continuidade ao trabalho preventivo e evitar casos de raiva canina e a transmissão da doença para humanos, a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo — PI, por meio da Secretaria de Saúde, realizou entre os dias 24 e 29 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica.

A Campanha, voltada para cães e gatos, teve início na Zona Rural do município, durante os dias 24 e 28 de outubro, com a realização da vacinação nas comunidades, beneficiando os animais com a imunização.

O “Dia D” da Vacinação Antirrábica, aconteceu no dia 29 de outubro, na sede municipal. Na oportunidade, a ação foi realizada na Quadra Poliesportiva e no Bairro Cohab. Conforme destacou o secretário de Saúde, Adenilson Carvalho, durante a iniciativa realizada na cidade, foram vacinados 604 animais, sendo 371 cães e 233 gatos.

Raiva

Doença – A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Raiva animal – Causada por um vírus, a raiva ataca diversos animais, inclusive o homem. A taxa de óbito das pessoas que adquirem a doença é de quase 100%. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas