22.5 C
Picos

Prefeitura de Francisco Macedo — PI Abre V Semana do Bebê com enfoque na Primeira Infância

#

A Prefeitura Municipal de Francisco Macedo — PI, por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, em parceria com o Conselho Tutelar, CMDCA e Comissão Intersetorial, deu início oficialmente à V Semana do Bebê. O evento foi aberto na manhã desta segunda-feira, 28 de agosto, no auditório Francisco das Chagas Alencar, com o tema central deste ano sendo “Todos juntos pela primeira infância”.

A iniciativa tem como foco principal mobilizar a sociedade para promover e garantir os direitos das crianças, destacando a importância de programas, projetos e ações voltadas para a faixa etária que abrange o nascimento até os 6 anos de idade. O público-alvo da V Semana do Bebê inclui famílias com crianças, gestantes e profissionais das áreas de Saúde, Assistência, Educação e do Conselho Tutelar.

A abertura do evento contou com a presença ilustre do prefeito Adeilson Carvalho, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares, do secretário de Administração, Carlos Marinho, da secretária de Educação, Reneuda Diola, de Everalda representando a área da saúde, do controlador Geral Acileide Coutinho (Gordim), do presidente do Conselho Tutelar, Edvaldo Manoel, da presidente do CMDCA, Seomária Lima, além de profissionais das respectivas pastas e membros da comunidade local, dentre outros.

A abertura oficial da plenária foi conduzida pela articuladora do Selo UNICEF e Assistente Social do município, Sarah Leal, que destacou a importância da Semana do Bebê como um momento especial para celebrar a relevância dos primeiros anos de vida e refletir sobre maneiras de proporcionar o melhor cuidado e atenção às crianças nessa fase crucial.

O evento contou também com uma apresentação musical realizada por um grupo de crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Durante os pronunciamentos, o prefeito Adeilson Carvalho, enfatizou o compromisso de sua gestão em investir cada vez mais nas crianças. “É com imensa alegria que damos início a mais uma edição deste evento tão importante. Desde o início do nosso mandato, temos dedicado esforços para investir no futuro das nossas crianças. A primeira infância é o alicerce de um futuro promissor, e reafirmamos nosso compromisso em promover cuidados e oportunidades para nossos pequenos cidadãos. Juntos, construiremos um Francisco Macedo ainda mais acolhedor e preparado para as gerações que virão.” Declarou o gestor.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares, expressou sua satisfação em realizar mais uma edição da Semana do Bebê, ressaltando a prioridade que sempre foi dada à primeira infância. “Ver essa semana se concretizar é motivo de grande satisfação. A primeira infância sempre foi nossa prioridade, e cada edição reforça nosso compromisso com o bem-estar das crianças e o apoio às famílias. Estamos aqui para celebrar e fortalecer laços que moldarão um futuro mais brilhante para nossos pequeninos.” Frisou Ester Damares.

A secretária de Educação, Reneuda Diola, agradeceu ao prefeito pelo destaque dado às crianças e à educação. “É uma honra participar desta semana dedicada aos nossos bebês e suas famílias. A educação é um pilar fundamental para o crescimento saudável das crianças, e a gestão do prefeito Adeilson Antão tem dado a devida importância a isso. Vamos seguir trabalhando juntos para oferecer a melhor base educacional e cuidados nos primeiros passos de nossos pequenos cidadãos.” Destacou Reneuda.

Dando continuidade, Everalda Pereira, representante da Saúde, compartilhou suas palavras: “A saúde das nossas crianças é o que há de mais precioso. Estamos unidos nesta semana para fortalecer laços em prol da primeira infância. A gestão municipal tem sido comprometida em garantir um futuro saudável para nossos pequenos, e continuaremos a trabalhar para oferecer os melhores cuidados e apoio às famílias.” Ressaltou Everalda.

O secretário de Administração, Carlos Marinho, também ressaltou o comprometimento da gestão com a primeira infância. “Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso em construir um ambiente favorável ao desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos. Cuidar da primeira infância é investir no futuro de nossa comunidade. Contem conosco nessa jornada de cuidado e dedicação às nossas crianças.” Disse Carlos Marinho.

Edvaldo Manoel, presidente do Conselho Tutelar, ressaltou a importância da campanha durante a abertura da V Semana do Bebê: “A proteção e o cuidado com nossas crianças são responsabilidades que compartilhamos. A Semana do Bebê é um lembrete poderoso de que nossa união é crucial para assegurar um futuro brilhante para cada criança. Vamos continuar trabalhando lado a lado para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e que os direitos das crianças sejam sempre respeitados.” Disse Edvaldo Manoel.

A Psicopedagoga Cosma Candida, ministrou uma palestra durante o evento, abordando o tema “Menos tela e mais interações e brincadeiras”, ressaltando a importância do tempo de qualidade e interação na formação das crianças. “É um privilégio estarmos aqui para refletir sobre o valor do tempo de qualidade na infância. Menos tela e mais interação são essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças. Vamos juntos explorar maneiras de promover um ambiente repleto de brincadeiras e aprendizado, construindo alicerces sólidos para o futuro delas.” Pontuou Cosma.

A V Semana do Bebê de Francisco Macedo-PI representa uma oportunidade valiosa para promover a conscientização e ações concretas em prol do desenvolvimento saudável e pleno das crianças nos primeiros anos de vida. O evento reforça o compromisso da comunidade e das autoridades locais em criar um ambiente propício para o crescimento e o bem-estar das gerações futuras.

Programação;

Mais fotos; 

Paulo Sabino
Paulo Sabinohttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas