
Com a chegada do mês de janeiro, importantes campanhas nacionais de conscientização para a saúde ganham destaque. O Janeiro Branco, voltado à saúde mental, e o Janeiro Roxo, que alerta sobre a hanseníase. Com o objetivo de reforçar a prevenção e promover informação, a Prefeitura de Belém do Piauí, por meio das Secretarias de Saúde e de Assistência Social, realizou uma palestra na manhã desta quinta-feira (30).
O evento aconteceu no prédio do CRAS e reuniu autoridades locais, entre elas o prefeito Jonathas Noronha, o secretário de Saúde Nil Boeiro, a secretária de Assistência Social Anaias Coelho, além da psicóloga do município Laura Jayne, a Dr.ᵃ Ianddrah Alexandre, a psicanalista Maria Auxiliadora, a assistente social Olisabel Oliveira, membros do Conselho Tutelar e profissionais das secretarias envolvidas. Também participaram o público atendido pelas pastas e membros da comunidade em geral.
Com o tema deste ano “Cuide da sua mente, observe o seu corpo e procure ajuda quando precisar”, a secretária de Assistência Social, Anaias Coelho, abriu o evento destacando a importância da campanha Janeiro Branco. “A saúde mental precisa ser debatida constantemente. A campanha nos lembra do cuidado com as emoções e da necessidade de buscar apoio quando preciso”, ressaltou.
A psicóloga Laura Jayne reforçou a relevância da campanha ao abordar a saúde mental como um dos desafios do século. “Os transtornos emocionais afetam milhares de pessoas, e é essencial dar atenção a sinais como ansiedade e depressão. Pequenas ações, como exercícios e diálogos, são fundamentais para o bem-estar”, afirmou.
Na oportunidade o secretário de Saúde, Nil Boeiro, destacou a urgência do tema e a importância de iniciativas como essa. “A saúde mental é uma questão que merece atenção. Problemas emocionais afetam não apenas indivíduos, mas famílias inteiras, influenciando a qualidade de vida da população”, enfatizou.
A médica Dra. Ianddrah Alexandre ministrou uma palestra detalhada sobre o Janeiro Roxo, abordando a hanseníase. “A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A campanha visa alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce, pois o tratamento adequado previne complicações”, explicou.
Ao final do encontro, foi realizada uma dinâmica interativa entre os participantes e entregue brindes a todos os participantes, seguido de um lanche para os presentes.
Sobre a campanha do Janeiro Branco
Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental, incentivando a prevenção de transtornos e promovendo o diálogo sobre o tema. A iniciativa acontece no primeiro mês do ano como um convite à reflexão e às mudanças de hábitos para um novo ciclo.
Sobre a campanha do Janeiro Roxo
O Janeiro Roxo é uma campanha nacional voltada à conscientização sobre a hanseníase, destacando a importância do diagnóstico e tratamento precoce. A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e pode ser tratada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais fotos