25.2 C
Picos

Prefeitura de Belém do Piauí desenvolve campanha ‘Belém Azul e Rosa’

#

Com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, colo de útero e próstata, promovendo a conscientização, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, a Prefeitura de Belém do Piauí, desenvolve anualmente a campanha,  “Belém Azul e Rosa”.

A ação, realizada por meio da Secretaria de Saúde, é desenvolvida de ano a ano entre os meses de outubro e novembro, com foco na prevenção e enfrentamento aos cânceres que mais acometem a população masculina e feminina no mundo, foi aberta nesta edição, com palestras voltadas para a temática.

O evento foi realizado na manhã desta última sexta-feira, dia 18 de novembro, na Câmara Municipal de Vereadores do município, onde dividido em dois momentos, foram repassadas informações para o público sobre a importância da prevenção e do diagnóstico.

O secretário de Saúde de Belém do Piauí, Nil Boeiro, que esteve presente no evento, falou sobre a campanha de conscientização. “Estamos por mais um ano realizando essa campanha unificada, uma ação que já de praxe em nosso município, e hoje estamos com esses encontros dos profissionais de saúde com os homens e as mulheres abordando sobre esses dois tipos de câncer, de próstata e da mama.” Comentou.

Nil destacou ainda, que o município tem realizado ações e iniciativa preventivas durante todo o ano, onde durante a ação as atividades são intensificadas. “Estamos intensificando durante a campanha as ações de orientação e conscientização para a comunidade por meio dos nossos profissionais de saúde, iniciativa que mostra importância de exames preventivos, dos quais podem ser realizados em qualquer período do ano.” Disse o gestor.

Na oportunidade, a eventualidade foi aberta oficialmente pelo coordenador da Atenção Básica, Jairo Dias, que destacou que a data, celebrada anualmente, tem como intuito compartilhar informações sobre o assunto e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e próstata.

Em um primeiro momento, a enfermeira Raylane Gomes Paiva ministrou uma palestra para o público feminino, onde abordou sobre o câncer da mama. Entre os pontos debatidos, estavam a questão da prevenção, sintomas, fatores de risco,  rastreio, diagnóstico precoce, procedimentos a serem utilizados e como auxiliar o paciente no processo.

Raylane também proporcionou um momento de descontração, quando realizou com as presentes uma dinâmica.

A belenense, Betânia Costa, falou um pouco da sua experiência quando sofreu uma hemorragia e descobrindo um mioma no útero, retratando para todos os presente, sobre a importância de exames de prevenção. “Infelizmente, na época não fiz esses exames de prevenção, que se tivesse feito, talvez hoje, teria realizado meu sonho de ser mãe. É um assunto muito complicado, passei anos sem falar sobre, mas hoje eu já falo e acho importante dizer para as pessoas entender a importância de se prevenir.” Disse Betânia.

No segundo ensejo, o enfermeiro João Neto ministrou uma palestra para os homens com foco na conscientização e prevenção e combate ao câncer de próstata, a saúde masculina em sua totalidade. João Neto, abordou conceitos associados à doença e seus sintomas, como também as maneiras de prevenir um diagnóstico positivo, ressaltando a importância do rastreio, os tipos de exame para a detecção, e chamou a atenção dos homens para a necessidade de cuidados básicos.

“Para prevenir o câncer de próstata, é recomendado que os homens adotem hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabete e problemas de colesterol, além de praticar regularmente atividades físicas.” Explanou o enfermeiro.

Fotos;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas