39 C
Picos

Prefeito de Fronteiras afirma que após corte do FPM situação é insustentável e meta é assegurar folha salarial

#

O prefeito de Fronteiras, Eudes Ribeiro, está entre os gestores municipais do Piauí que se manifestaram veementemente nesta quarta-feira, 30 de agosto, durante um ato histórico na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) e no Cine Teatro, na manhã desta quarta-feira, 30.

A mobilização considerou a significativa redução nos recursos provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e receitas, além da falta de Emendas Parlamentares, que tem afetado severamente as finanças das prefeituras em todo o estado.

Prefeito de Fronteiras afirma que após corte do FPM situação é insustentável e meta é assegurar folha salarial

O FPM desempenha um papel fundamental no financiamento das atividades municipais, incluindo a manutenção de serviços essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura. A drástica queda nos repasses leva os prefeitos a adotarem medidas de contenção de despesas e a repensarem projetos em andamento.

O prefeito Eudes Ribeiro, de Fronteiras, expressou com determinação as dificuldades enfrentadas pela sua administração após o corte no FPM, e que a mobilização não tem lado político. “Quem vive na ponta da linha somos nós gestores, e eu além de prefeito, também já fui vereador e sei das dificuldades que causa a falta de receitas para o município, e principalmente para a população. Quero deixar claro que não estamos aqui contra o governo, mas sim a favor dos municípios, eu já fui prefeito em outra oportunidade, e afirmo que nunca houve uma queda de receitas como essa.” Relatou.

Eudes acrescentou que no momento situação é insustentável e a meta é assegurar folha salarial. “Eu não sei como será o amanhã casos esses cortes continuem, está se tornando uma situação insustentável, e nossa meta hoje é assegurar folha salarial e não atrasar. Amanhã o presidente da república estará aqui, ótimo nós o apoiamos, e não estamos aqui contra ele de forma alguma, estamos em defesa dos nossos municípios, da nossa população. Quando um prefeito começa a atrasar os salários dos funcionários e não pagar os fornecedores em dia, a gestão municipal começa a entrar em declínio, existem obrigações que precisam ser cumpridas, e as ações necessárias não estão sendo realizadas no momento, nossas prioridades estão sendo negligenciadas, e exigimos uma resposta imediata do governo.” Disse.

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Toninho de Caridade, informou que cerca de 200 gestores municipais estavam presentes no ato. “Estamos aqui hoje com essa mobilização sincronizada com todos os estados do Nordeste, ao todo são 16 estados da federação que aderiram ao movimento. O movimento requer uma atenção dos seus líderes e também por parte do governo para a gente poder ter uma solução de imediato para que os municípios não possam entrar em colapso”, afirma Toninho de Caridade.” Disse.

Conforme o presidente da Alepi, deputado estadual Franzé Silva (PT), é preciso chamar a atenção da equipe econômica do presidente Lula para que ele possa entender que há uma necessidade de socorro emergencial e que todos os deputados e deputadas estão empenhados em fortalecer as solicitações dos prefeitos. “Entendemos toda a situação do contexto da economia nacional, mas nesse momento o presidente Lula e sua equipe econômica tem que entender a necessidade de usar reservas para socorrer os estados e municípios. Nós não podemos sacrificar a população brasileira por uma oscilação da economia.” Relatou.

Além dos prefeitos, o protesto contou com a presença e apoio de vários deputados estaduais, que se uniram à causa em defesa dos municípios piauienses. Dentre os parlamentares presentes estavam Dr. Thales Coelho, Georgiano Neto, Simone Pereira, Severo Neto, Gracinha Mão Santa, Hélio Rodrigues, Dr. Hélio, Evaldo Gomes e Gil Carlos, demonstrando a amplitude e a urgência da situação enfrentada pelos municípios.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas