34.6 C
Picos

Povoado de Belém do Piauí celebra festejo da padroeira e prefeito Ademar realiza entrega de obras

#

Tradicionalmente comemorado no mês de outubro, os festejos do povoado Vista Bela, zona rural do município de Belém do Piauí, distante cerca de 20 km da sede, comemorou durante nove dias a celebração em consagração a Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira da comunidade.

A eventualidade religiosa considerada a mais importante da comunidade é uma tradição que se mantém viva há décadas, e movimenta a comunidade em torno da fé cristã. Realizado de de 1º a 10 de outubro, o encerramento dos festejos aconteceu neste domingo, dia 10 de outubro.

Na culminância da comemoração católica, foi celebrada a missa solene do festejo presidida pelo padre Fernando Amando, pároco local, realizada em frente a igreja da comunidade, que recentemente passou por reforma e melhoria na sua infraestrutura, reunindo um grande número de fiéis das comunidades de Belém, Padre Marcos e Massapê. 

Durante a homilia, o Padre Fernando fez um balanço realizado em prol da organização das comunidades, citando as melhorias feitas nas igrejas do município, e evidenciou o apoio do prefeito Ademar. “Quero aqui aproveitar a oportunidade agradecer ao apoio dado pelo prefeito Ademar em todas as ações realizadas pela Igreja Católica, pessoa que colaborou demais não só com essa reforma da Vista Bela mas de várias outras comunidades da cidade, uma participação mais que especial, e graças a isso podemos hoje estar tá aqui nos beneficiando com essa igreja linda, e com um calçadão maravilhoso”. Disse.

Na oportunidade, o Padre Fernando convidou as comunidades a participarem na próxima sexta-feira, 15, da recepção de 34 sacerdotes da Diocese de Picos. De acordo com o sacerdote Belém vai receber uma comitiva de padres em missão, que irão percorrer todas as comunidades do município. Vista Bela será uma delas e vai receber dois padres, que irão se reunir na igreja e visitar as famílias, uma ação em alusão ao Mês Missionário, que é celebrado pela igreja católica no mês de outubro.

 

Representando a comunidade católica do Povoado Vista Bela, Romualda Maria, agradeceu a todos que participaram e colaboraram com os festejos. “Em nome da nossa comunidade, quero agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para o sucesso dos festejos de Nossa Senhora Aparecida.” Comentou.

Paralelo a grande eventualidade religiosa, a Prefeitura Municipal fez a entrega de uma importante obra de trafegabilidade para o povoado. O prefeito do município, Ademar Aluísio de Carvalho, ao lado de toda sua equipe de governo, vereadores e lideranças políticas e comunitárias, inauguraram a pavimentação de mais ruas da localidade.

Em um ato simbólico a comitiva fez a inauguração de cerca de 1.300 metros metros quadrados pavimentação em paralelepípedo, que a partir de agora vai melhorar as condições de trafegabilidade, eliminando a poeira e a lama na frente das casas, proporcionando mais saúde, qualidade de vida e dignidade aos moradores.

 

Segundo o prefeito Ademar Carvalho, a benfeitoria foi construída de forma estratégica. “Realizamos todo um planejamento trabalhando em etapas para desenvolver esse grande projeto de pavimentação, que vai beneficiar diversas ruas, desde as casas da comunidade e o entorno de importantes prédios da comunidade, como a igreja, o posto de saúde, e a escola da comunidade”, comentou.

Ademar destacou ainda que além da pavimentação, a gestão municipal realizou a melhoria na iluminação pública. “Também realizamos na oportunidade a melhoria e ampliação da iluminação pública do povoado, uma benfeitoria que garante mais segurança e bem estar aos moradores”, disse.

Vale destacar que além das obras de pavimentação e ampliação de iluminação pública, o povoado Vista Bela é equipado com sistema de abastecimento de água, posto de saúde, escola municipal e praça pública. “Temos trabalhado para melhorar nossas comunidades, e o povoado Vista Bela é um exemplo disso”, concluiu Ademar.

Estiveram presentes nos eventos autoridades como o prefeito Ademar Carvalho e a primeira-dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara Municipal de Belém, Francisco Felipe de Sousa Filho, o Cicisso, os vereadores Bernardino Carvalho, Cristiana Carvalho, Elieudo Júnior, Mércia Carolina, Kalebe Carvalho, Ildmar Granja e Epifânio Olegário, Totonho de Massapê e Neli de Padre Marcos, os secretários municipais Sherlyn Oliveira de Administração, Luís de Sousa de Agricultura e Cláudia Ribeiro de Educação, e a comunidade em geral.  

 

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas