Foi iniciado na Cidade de Belém do Piauí os Projetos Produtivos de Avicultura e Caprinocultura, do esboço Viva o Semiárido, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), apoiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e agência da Organização das Nações Unidas (ONU).
O plano financiado e direcionado chega ao município, através da associação dos produtores rurais, por intermédio do Vereador Francisco Zacarias, o Burenga, e com o apoio especial do Deputado Estadual Francisco Limma.
O plano é direcionado a localidade Carqueijo, e o investimento total chega a R$ 263.000,00 (duzentos e sessenta e três mil reais) e beneficiará 43 (quarenta e três) famílias.
Ressalta-se ainda que apenas neste ano de 2018, os pequenos agricultores do município, receberam por meio da associação, 15.000,00 (Quinze Mil) mudas de caju e 10.000, 00 (Dez Mil) raquetes de palma.
Na manhã desta segunda-feira, o Presidente da Associação, Otilio Zacarias, o Teta, esteve visitando o início as obras de 6 (seis) Aprisco dos sistemas extensivo e intensivo para a criação de caprinos, e 2 dois Aviários para a criação de Avicultura. Ao todo serão construídos 30 Apriscos e 12 Aviários.
Além das obras para criação de Avicultura e a Caprinocultura, o projeto realizará também, a construção de 2 (Duas) cisternas para beneficiar a associação, uma de 16.000 (Dezesseis Mil) litros e outra de 50.000 (Cinquenta Mil) litros Para garantir a plantação de palma e capim, além de assegurar o pasto dos reprodutores.
Segundo Informações repassadas pelo presidente da associação, Teta, o projeto tem ainda mais 2 (duas) etapas. “Na segunda etapa do projeto, os membros contarão com a aquisição de uma série de bens, que são eles: Aparelhos Veterinários, Kits de Informática, Chocadeiras, Ração, dentre outros. Já na terceira etapa será realizada a entrega dos animais de criação, Galinha e reprodutores, Ovelhas e Reprodutores.” Ressaltou.
De acordo com o Vereador Burenga, o projeto tem grande importância, pois beneficia de forma direta os agricultores de baixa renda. “O governo está beneficiando através desse projeto as pessoas de baixa renda, ou seja, as que mais precisam de um incentivo, aqui na comunidade carqueijo. O programa está gerando de forma direta emprego e renda. A partir de agora a associação tem que se unir ainda mais, os agricultores tem que ter interesse, e trabalhar em conjunto, para que no futuro possam colher bons frutos”. Disse.
Veja fotos do incio das obras de Aprisco e Aviários no Povoado Carquejo;
[rl_gallery id=”33971″]