25.2 C
Picos

População de Pio IX denuncia falta de água nas torneiras e organiza mobilização contra empresa responsável pelo abastecimento

#

Moradores de Pio IX reclamam do abastecimento irregular pela Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S.A). De acordo com informações repassadas ao Portal É Notícias, faz mais de um mês que o fornecimento permanece suspenso em boa parte do tempo para a população de 18.492 habitantes (Censo 2021/ IBGE).

“Aqui na minha casa, no bairro Cohab, a água chega apenas uma vez por dia e não dura mais do que vinte minutos. Estamos convivendo com este problema faz mais de um mês, já que a água que chega a Pio IX quase nunca sobe até nosso bairro”, afirmou a dona de casa Marcleide Adenilde.

Outra moradora foi mais enfática e disse que sua família fica atenta o dia inteiro para aproveitar a pouca água que chega à sua casa.

“Além das vasilhas para guardar água, tivemos que comprar mais uma caixa, que ficou no chão e exposta ao sol em nosso quintal. Mesmo assim, o talão chega todo mês e não é barato não!”, denuncia.

Nota da Agespisa

Procurado por nossa redação, um funcionário da Agespisa de São Julião – PI, município onde fica localizada a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Adutor de Piaus, disse que a empresa é sabedora do problema e está buscando soluções para melhorar o abastecimento.

“Uma equipe da Agespisa se encontra em Fronteiras – PI trabalhando com o intuito de religar o abastecimento de água daquela cidade a partir do açude Barreiras, com isso, esperamos desafogar nosso sistema e melhorar a vazão também para Pio IX”, informou.

Cobranças das autoridades

Os reclames contra o desabastecimento de água em Pio IX parte também das autoridades políticas do município. O Prefeito Silas Noronha Mota esteve recentemente na capital Teresina, em audiência com o presidente da Agespisa, Genival Sales, onde cobrou melhorias no fornecimento de água.

Prefeito Silas Noronha em audiência com o presidente da Agespisa buscando melhorias no abastecimento de água em Pio IX

A Câmara de Vereadores de Pio IX que tem como presidente a Vereadora Domitília Lopes (PSD) informou ao Portal É Notícias, que a pauta das sessões nos últimos dias tem sido a falta de água nas torneiras dos moradores piononenses e após muitas tentativas sem respostas o legislativo resolveu acionar judicialmente a empresa responsável pelo abastecimento.

“Iremos acionar juridicamente mais uma vez o Ministério Público requerendo a suspensão do pagamento das contas de água até a regularização do fornecimento em toda a zona urbana do município, bem como a condenação da empresa pelo dano moral coletivo causado”, conclamou a parlamentar em Sessão Ordinária realizada na última sexta-feira, 10 de setembro.

Manifestação em frente ao Fórum

Uma manifestação popular está sendo organizada e amplamente divulgada nas redes sociais pelos moradores de Pio IX pedindo melhorias no abastecimento de água. O protesto está agendado para sexta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 8h30, em frente ao Fórum de Pio IX.

Fonte: Portal é Notícias

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas