25.3 C
Picos

População de Campo Grande é beneficiada com Novo Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 e ambulância Semi-UTI

#

A população da cidade de Campo Grande do Piauí, passou a contar a partir desta segunda-feira, 09 de novembro, com um Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 especializado, e recebeu uma ambulância nova Semi-UTI, para o atendimento de urgência e emergência. Os benefícios foram entregues através da Secretaria Municipal de Saúde.

O novo dispositivo de enfrentamento ao coronavírus no município, tem como objetivo fortalecer diretamente os serviços prestados para a população, e conter a transmissibilidade do vírus ao reduzir a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais, assim atuando na identificação precoce dos casos, com o adequado manejo das pessoas com síndrome gripal.

O espaço localizado cerca de 1 km da sede municipal, no entorno na BR-316, vai funcionar no prédio de uma Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), que foi inaugurada no ano de 2014 pelo governo Estadual, mas nunca funcionou. O prédio foi reformado e equipado e vai atender, especificamente pacientes com síndromes gripais.

O centro que passou a funcionar nesta segunda, funcionará de segunda a sexta-feira, e será conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos, uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem, que irão atuar em casos suspeitos e confirmados de infecção pelo Sars-Cov-2, possibilitando o diagnóstico, testes, consultas, entrega de medicamentos e acompanhamento, de acordo com protocolos que respeitem autonomia médica e do paciente.

Equipe que atenderá do Centro de Enfrentamento à Covid

No mesmo dia que o prédio passou a funcionar, a Secretaria de Saúde entregou também uma ambulância Semi-UTI móvel, para o atendimento de urgência e emergência. A UTI Móvel terá capacidade para fazer o transporte de qualquer paciente grave para Picos ou Teresina para onde são encaminhados, como para ações das unidades de saúde de Campo Grande do Piauí.

O veículo totalmente equipado foi adquirido através de recursos oriundos do Ministério da Saúde. A iniciativa é uma ação inédita no município e a ambulância Semi-UTI e outros veículos adquiridos, garantem diariamente mais conforto aos usuários e servidores dos serviços da saúde.

 

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas