29.1 C
Picos

Por suspeita de fraude, PT anula eleição interna em 30 cidades de SP

#

SÃO PAULO — Numa tentativa de conter a crise interna provocada pelas denúncias de fraudes no processo de eleição interna que escolherá o novo presidente da legenda, o PT decidiu anular as votações realizadas em 30 municípios do estado de São Paulo, no começo do mês. Nessas cidades, foram constatados a participação de mortos na eleição, fraudes nas assinaturas de presença e problemas de cadastro.

Para apaziguar os ânimos e evitar que as denúncias de fraude provocassem um racha na legenda, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da reunião da Executiva do partido convocada para discutir o tema na tarde desta quinta-feira.

Ainda são contestados os resultados da fase municipal do processo de eleições internas do PT em Tocantins, Maranhão, Paraíba, Pará, Ceará, Minas e Bahia. As contestações devem ser resolvidas em um nova reunião da Executiva na semana que vem.

Também foram denunciadas, mas ainda não comprovadas, as participações de filiados mortos em eleições de cidades da Bahia e Minas.

Em Minas, a corrente Democracia Socialista denunciou problemas nos registros de participação no processo de eleição interna em cerca de 300 cidades. Em Brasília de Minas, todos os 596 filiados participaram da eleição e votaram na mesma chapa. Em Fortaleza, a acusação é que o prefeito Roberto Claudio, filiado ao PDT, tentou influenciar na eleição ao patrocinar o transporte de filiados para votar. A disputa na capital cearense foi decidida por apenas três votos.

No encontro desta quinta-feira, foi definido o cancelamento da eleição em 26 cidades (em outras quatro a anulação havia sido feita na semana passada pela Executiva estadual) de São Paulo. Também foram anulados os votos de 1.200 votos filiados de Guarulhos, segunda maior cidade do estado, por suspeita de falsificação de assinaturas da lista de presença.

Foram apontadas a participação de mortos em Araçatuba, Reginópolis, Presidente Epitácio, Catanduva, Arandu, Brotas, Uchoa e Platina.

— Os casos mais graves de São Paulo foram impugnados —disse o deputado estadual José Américo Dias, da chapa Optei, que inicialmente havia levantado suspeita de irregularidades nas eleições em 99 cidades paulista.

— Todas as denúncias apresentadas estão sendo apuradas. Estamos resolvendo os nossos problemas em paz — minimizou o secretário de organização do PT, Florisvaldo Souza, da corrente CNB.

A fase municipal da eleição interna do PT foi realizada no dia 9 de abril. Na ocasião, foram eleitos os presidentes dos diretórios municipais e os delegados que participarão dos congressos estaduais. Nos congressos estaduais, previstos para maio, serão eleitos os presidentes dos diretórios estaduais e os delegados do congresso nacional. Marcado para o início de junho, o congresso nacional escolherá o novo presidente nacional do PT. Disputam o posto os senadores Gleisi Hoffmann (PR), candidata do campo majoritário apoiada por Lula, e Lindbergh Farias(RJ), apoiado pelo movimento Muda PT.

As denúncias de fraudes na eleição causaram uma crise interna nos últimos dias. Em um documento, a Democracia Socialista, que faz parte do movimento Muda PT, chegou a afirmar que lutará “contra fraudes e fraudadores que buscam o caminho de bloquear a reconstrução vigorosa do PT como partido socialista e democrático e sua capacitação para enfrentar as urgentes tarefas políticas do momento”.

Para evitar um agravamento do racha, Lula participou da reunião desta quinta-feira. O ex-presidente ficou satisfeito com a costura de acordos em alguns estados onde há denúncias de irregularidades na eleição.

— Ainda bem que vocês vão resolver isso e poderão discutir coisas mais importantes — disse Lula, segundo um dos participantes do encontro.

DEPOIMENTO A MORO

Lula falou também sobre o seu depoimento ao juiz Sérgio Moro no próximo dia 10 de maio. Afirmou aos petistas estar preparado para falar ao magistrado. Disse que Moro adiou o depoimento, previsto inicialmente para o dia 3, porque não encontrou provas contra ele.

Apesar de petistas reconhecerem que Lula está preocupado com a possibilidade cada vez mais real de Antonio Palocci firmar um acordo de delação premiada, o ex-presidente uma vez elogiou o ex-ministro e disse não ter nenhum temor com relação ao que ele possa dizer aos investigadores da força-tarefa da Lava-Jato.

Fonte: O Globo

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui