28.9 C
Picos

Durante encontro no Piauí, Governadores do Nordeste fecham agenda de viagens internacionais em busca de investimentos

#

Em Teresina para a primeira reunião do Consórcio Nordeste, os governadores da região vão fechar uma agenda de viagens internacionais para viabilizar recursos para os nove estados. O Consórcio, que é presidido pelo  governador Rui Costa (BA), discutirá ainda o edital de licitação para a compra de medicamentos de forma compartilhada.

A reunião teve início às 14h40  no Blue Tree Towers Rio Poty com a presença de 6 governadores e dois vices, o de Pernambuco e Alagoas. O governador do Maranhão, Flávio Dino, ainda está em deslocamento para Teresina.

O governador Wellington Dias vai abrir a reunião mostrando um mapa de oportunidades para a região. O mesmo levantamento será apresentado para investidores estrangeiros.

Há um acordo para que os estados abram um escritório de negociação na China em busca de investimentos. Estará em pauta na reunião a reforma da Previdência. A previsão é que por volta das 19h30 seja divulgada a “Carta de Teresina”.

Missão ao exterior

Um dos primeiros pontos tratados é a missão europeia onde os governadores vão visitar a Alemanha, Itália e Espanha para buscar investimentos.

“É uma oportunidade de visitar alguns países com pagamentos de taxas negativas e há recursos disponíveis. É preciso apresentar bons projetos”, afirmou Rui Costa.

O governador da Bahia disse que é preciso ter preocupação com o meio ambiente, principalmente no que diz respeito ao saneamento e esgoto.

Outro ponto abordado é o fornecimento de energia. Para Rui, a região é um polo de energia solar e eólica. Ele destacou ainda obras de infraestrutura como ferrovias, pontes e mobilidade urbana.

O turismo também será discutido como gerador de emprego no Nordeste com foco em uma rede de hotelaria e voos nacionais e internacionais para a região.

Na área de segurança, os governadores querem criar um sistema de segurança onde possa ser  formada uma força regional com oficiais militares e civis para atuar em qualquer estado da região.

Na saúde, os governadores vão tratar do Mais Médicos e como suprir a demanda de profissionais em vários municípios.

Carlos Gaba, ex-ministro da Previdência e secretário executivo do Consórcio Nordeste, apresentou um plano de trabalho para a missão na Europa.

Estão presente os governadores Camilo Santana (CE), Fátima Bezerra (RN), João Azevedo (PB), Rui Costa (BA), Belivaldo Chagas (SE), Flávio Dino (MA), além de Wellington Dias (PI) e Rui Costa (BA).

Fonte: Cidade Verde

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui