Na tarde da última sexta-feira, 15 de novembro de 2024, a Polícia Militar do Piauí realizou a apreensão de três armas de fogo durante patrulhamento nas zonas rurais dos municípios de Betânia do Piauí e Paulistana.
A ação foi resultado de uma operação conjunta entre a Força Tática e o Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Betânia do Piauí, ambos pertencentes à 1ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Paulistana.
A operação teve início na Serra do Inácio, em Paulistana–PI, onde a equipe de Força Tática realizava patrulhamento de rotina. Ao avistarem uma motocicleta Honda CG 150 FAN ESI, de cor vermelha e placa NIX-7432, os policiais deram ordem de parada ao condutor, que desobedeceu e iniciou uma fuga em alta velocidade. Durante o acompanhamento, após cerca de 800 metros, o motorista se livrou de um objeto, jogando-o na via.
Ao realizar a verificação, os policiais encontraram um revólver calibre .32, da marca Rossi, com 6 munições intactas, mas o condutor conseguiu escapar, tomando rumo desconhecido.
Com base nas informações coletadas durante a ação, as equipes se deslocaram até a residência do fugitivo, onde abordaram o segundo envolvido, que foi flagrado retirando outra arma de fogo de dentro da casa do primeiro suspeito e colocando-a no veículo. Ao ser interrogado, o segundo acusado admitiu possuir uma terceira arma em sua residência e, de forma espontânea, levou os policiais até o local, onde entregou uma espingarda calibre 36 e uma espingarda bate-bucha com cano serrado.
O segundo acusado relatou que havia recebido uma ligação do primeiro envolvido, solicitando que retirasse a arma de sua residência, mas sem oferecer maiores explicações.
Diante da situação, o segundo autor foi encaminhado à Delegacia Seccional de Polícia Civil de Paulistana, onde foram realizados os procedimentos legais. Até o fechamento desta matéria, o primeiro acusado, segue foragido, sendo procurado pela polícia.